quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nação Digital: documentário sobre a vida na fronteira virtual



O vídeo acima Nação Digital, descobri no You Tube e trata-se de "documentário que dá sequência à produção "Crescendo Online", de 2008 (vide link abaixo do trailer), que investiga como crianças e adolescentes estavam se apossando da internet, território antes voltado para os adultos.
Conforme apresentação do mesmo: "Nação Digital continua a analisar a vida na fronteira virtual. Feito em colaboração com o público através de uma plataforma digital, o documentário é guiado pelo pensador da era digital Douglas Rushkoff e pela produtora Rachel Dretzin.
A dupla mostra escolas que optaram por uma educação multimídia, analisa o exemplo da Coréia do Sul, onde a revolução digital trouxe algumas consequências boas e outras muito graves, e debate a iniciativa do exército americano, que passou a utilizar aviões controlados remotamente dos EUA nas guerras no Afeganistão e Iraque.
O que significa viver no mundo digital do século 21? Quais são as implicações de viver em um mundo consumido pela tecnologia e qual é o impacto da conectividade constante para futuras gerações? Estas e outras questões são analisadas em 'Nação Digital', que entrevistou especialistas em diferentes áreas, da informática à psicologia.
Fenômenos como os jogos online, que reúnem milhares de pessoas em torno de um evento, e implicações práticas como manter a atenção de alunos nas aulas, que se distraem surfando na internet ou mandando torpedos, também são abordados no documentário."

Um ótimo material para debater com professore, pais e alunos sobre as fronteiras digitais e reais, sobre o choque de gerações, as trocas, as descobertas, mas também uma reflexão sobre o momento atual e as possibilidades futuras, com seu lado positivo e negativo. Muito interessante o depoimento da avó blogueira de 83 anos, que aos 73 anos se aposentou e descobriu o mundo dos blogues, criando um de culinária, em parceria com seu neto.
Interessante também dados que demonstram que os jovens leem pouco, e quando leem são versões compactas de livros, resenhas (tudo online) e que embora conectados ao mundo digital, por muitas horas, quando vão escrever, sua escrita é feita em pequenos parágrafos, às vezes desconexos uns dos outros.
De acordo com o depoimento de um dos entrevistados: "A tecnologia melhorou, mas a escola, ainda não". Mais que uma frase, um tema para uma profunda reflexão sobre tempo e espaço escolar conectados ao século XXI, muito mais do que por cabos ou redes sem fio, mas a um contexto em que a tecnologia não pode ser mera recreação. Precisa ter sentido pedagógico e social.
O termo "Nação Digital" é bem apropriado, pois, de fato, como bem salienta Rachel Dretzin percebeu, há um mundo virtual convivendo com o real em uma mesma casa, e ás vezes, as pessoas parecem mais conectadas ao digital do que ao real. Estão no mesmo espaço físico, mas vivendo imersos em um mundo de bits e bytes. E os jovens formam a maior nação, com suas diversas tribos, cada qual com uma linguagem própria. E para que educadores (pais e professores) realmente dialogarem com esta "Nação", é preciso conhecer seus usos e costumes.
Abaixo, trailer do documentário CRESCENDO ONLINE. Se alguém tiver link para download ou assisti-lo online, socialize nos comentários desta postagem. Grato. :-))



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