segunda-feira, 19 de agosto de 2013
A sintonia entre as duplas sinfonias: discurso e prática (arte e educação)
O divertido vídeo acima The Olsen Gang, foi-me indicado via e-mail pela minha prima Rejane Klaes, bibliotecária em Porto Alegre, RS, Brasil e trata-se de um recorte para fins educacionais do filme dinamarquês "The Olsen Gang Sees Red" (1976), com direção de Erik Balling, que também se encontra na web com o nome de "O Assalto Orquestrado", por motivos óbvios.
Imaginem um grande concerto, com o maestro e músicos da orquestra sinfônica executando a música "Elverhøj (Elves' Hill) Overture" de Friedrich Kuhlau, e um grupo de ladrões, regidos literalmente por um maestro com toda a partitura da canção executada no teatro, aproveitando terminados sons para utilizar bombas, brocas, martelos, furadeiras e abrir caminho através do porão da casa, em total sincronia e sintonia com a orquestra oficial.
Evidentemente que é uma comédia, mas pode ser pensada como uma peça para refletir sobre outras sintonias e sinfonias no contexto escolar e social.
Pensando que todo grupo tem diversos talentos - como os músicos de uma orquestra - e que para administrar e reger tantos egos e aptidões, faz-se necessário um maestro, nas escolas há também a necessidade de mestres que transformem sua turma num grupo em que cada um, apesar de sua diversidade, tenha também uma unidade em prol de todos e do processo de ensino-aprendizagem.
Projetos de trabalho precisam ter afinidade com o projeto maior de vida, e talvez por isso, muitas vezes, os regentes de classe não consigam ser regentes de uma sinfonia educacional, por não haver a devida sintonia e sincronia de movimentos, ações, projetos e atividades com seus alunos e comunidade. Há que se promover a sincronia e a sintonia entre a teoria e a prática, entre a universidade e a escola, entre o educacional e o social.
Feito isto, o sucesso de ambos será retumbante, como no final do vídeo em questão. :-)))
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