domingo, 18 de agosto de 2013

Pensando nos outros: O método do professor Toshiro Kanamori (documentário educacional)



O vídeo acima Pensando nos outros foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de belíssimo documentário educacional (2005, legendas em espanhol) sobre o professor Toshiro Kanamori e sua metodologia e didática em uma escola da periferia da cidade de Kanasawa, Japão, em 2002, onde utilizou a empatia como método de trabalho.
O professor Kanamori utiliza, no vídeo, a aprendizagem para a felicidade de crianças de 10 anos desta escola da periferia, valorizando a solidariedade, o carinho, a compaixão, dizendo: "Deixe que as pessoas vivam em teu coração". Ele estimula a escrita, fazendo com que seus alunos relatem experiências alegres e tristes de suas vidas (perdas e ganhos) em seus cadernos. Faz rir, chorar e que cada um aprenda a criar vínculos de amizade, ensinando a chave para a felicidade.
Como o Educa Tube sempre declara: "O bom projeto sustentável, executável é aquele feito com simplicidade, pois permite a continuidade", e é o que fez o professor Toshiro ao promover entre seus alunos uma verdadeira rede social educacional, unindo laços de afetividade entre o educador e sua turma.
Uma bela iniciativa que precisa ser conhecida e divulgada entre outros educadores e comunidades escolares.
Abaixo, o mesmo documentário, em três partes, caso esta versão do You Tube saia do ar:







Nenhum comentário:

Postar um comentário