domingo, 25 de agosto de 2013

Isaac Asimov prevendo o impacto da Internet na sociedade e na educação



O interessante vídeo acima Isaac Asimov prevendo o impacto da Internet, descobri por acaso no You Tube, mas é um ótimo material para reflexão sobre tecnologia, educação e sociedade.
Conforme apresentação do referido vídeo: "Isaac Asimov mostra toda sua genialidade prevendo, em 1988, a importância da Internet na educação e em nossas vidas. Entrevista gravada em 1988 por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas. Asimov prevê entre outras coisas as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo Answers, etc."
Isaac Asimov, autor de livros como Eu Robô (adaptados para o cinema) entre outros sucesso, consegue com muita propriedade analisar as implicações inter, multi e transdisciplinares da tecnologia na educação, quando diz que cada aluno teria a sua escola particular (via internet, fazendo suas pesquisas), surgindo disciplinas novas como "física esportiva", aprendendo uns com os outros, além da escola, da sala de aula e do professor. Diz ainda que educação não é um processo por terminar, que ele é contínuo, o que vem ao encontro de Paulo Freire e sua Pedagogia da Autonomia, quando disse que "educar é ter a consciência do inacabamento", pois tanto aluno como professores precisam aprender a aprender sempre.
A educação e a sociedade precisam aprender com a ficção científica, incorporando conceitos que já foram futuristas, mas hoje já fazem parte do cotidiano. Se a tecnologia já atingiu, está para atingir e em alguns casos já ultrapassou os limites da ficção científica, tornando-se parte deste cotidiano, como a internet, o telefone celular, a TV digital, os videogames com sensor de movimento etc; por outro lado, a educação ainda precisa se reinventar para chegar ao patamar pensado por escritores de ficção, cientistas, educadores e outros pensadores.
Ainda temos alunos robotizados na sala de aula e máquinas sendo tratados como seres humanos, em que travamos diálogos mecânicos em bancos, lojas, supermercados e outros locais. Precisamos inverter esta "rede lógica", pensando a tecnologia educacional também como ferramenta de inclusão social.
Dentro do tema da internet, indico abaixo, vídeo com a canção Pela internet, de Gilberto Gil, que é uma criativa e bem humorada releitura deste tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário