terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como fazer um projetor de murais de parede: arte, educação e meio ambiente



O vídeo acima, Como fazer um projetor de murais de parede, foi indicação via Facebook da colega e amiga Vera Guidi, arte educadora de São Paulo, SP, Brasil e editora do blog Arte Brasilis.
Trata-se de vídeo em que Ken demonstra como fazer um projetor de imagens com caixa de papelão, usando régua, lâmina de corte, rolo de fita, marcador, saquinho plástico, tesoura e caneta. Conforme as imagens, faz-se um quadro de um lado e um retângulo do outro, Utilizando uma lâmpada no interior, esta projetará a luz na parede, conforme o desenho que estiver no plástico.
Uma ideia simples e de fácil execução, que pode ser utilizada na sala de aula para trabalhar criatividade, sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente, educação ambiental e tecnologia, unindo professores de diversas áreas como artes, história, ciências, física etc.
Meu pai, o artista plástico José Américo Roig, mais conhecido como Zeméco, autodidata na arte e na vida, lembro-me, quando eu era criança, criou com madeira, tampas de pasta de dentes, carretel, borracha de prender dinheiro, recortes de histórias em quadrinhos, lâmpada, espelho, vidro um projetor similar, e o tal cineminha familiar fez muito sucesso com as crianças da pequena São José do Norte, RS, Brasil. Meu pai ajudou na projeção de filmes no antigo cinema do seu Cataldo e do seu Maia, na mesma cidade.
Lembrou-me que o pequeno televisor / projetor que meu pai criou, bastava girar o botão (feito de tampa de pasta de dentes) e lá dentro girava o carretel com as imagens de HQs e outros desenhos, desde que ligada a TV na tomada, como outra qualquer, iluminando seu interior com a lâmpada que projetava uma luz na parede, com as imagens em tamanho grande, quanto mais se afastava a TV do local, algo similar ao que se faz com o moderno projetor multimídia, tipo datashow. Esta recordação não pé um show que ficara datado na memória, é um instante mágico em que viajei ao ver o vídeo acima, recordando bons momentos da infância.
Abaixo, link para o blog Olhar Virtual, que criei em 2006, para reunir dados sobre vida e obra de Zeméco (falecido em março/2011), um artista plástico autodidata, que ensinou-me a acreditar nos sonhos e seguir em frente. Foi um dos primeiros educadores que tive e que me ensinou, acima de tudo, o amor à arte e cultura.

OLHAR VIRTUAL - BLOG ARTÍSTICO E CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário