sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Incrível transporte do futuro (ônibus aéreo 3D) e o Projeto Vênus: desenhando o futuro



O vídeo acima Incrível transporte do futuro, trata-se de uma ideia simples e inovadora em desenvolvimento na China, de utilização dos espaços urbanos saturados de automóveis, buscando disponibilizar um transporte coletivo com design criativo, em plena interação com o meio... O ônibus aéreo funciona como um túnel móvel, em que os automóveis podem passar por seu interior e ele por cima dos mesmos, sem nenhum inconveniente, logicamente, desde que ambos respeitando as regras mínimas de convivência em sociedade e às regras de trânsito.
A indicação foi feita por e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil.
Conforme demonstra a apresentação do vídeo no You Tube:
"Imagine que um dia você dirigindo na estrada, em seguida, um enorme "túnel móvel" sobrevoando, transportando centenas de pessoas, você pode pensar que é sonho, mas é verdade, logo este ônibus incrível aparecerá nas ruas, ônibus aéreo em duas pistas com parte inferior oca, para que os carros possam passar pelo seu interior e ele sobre os mesmos, em comparação com o Metro, tem um custo mais baixo, mais curto período de construção e quase mesma capacidade de passageiros. È a maneira mais econômica de futuro tráfego urbano."
Algo que me lembra aquele desenho animado da Hanna & Barbera "Corrida Maluca" (vídeo abaixo, dos anos 1970, 80), em que um cientista e piloto (Professor Aéreo) cria um carro que se eleva sobre os demais, ultrapassando-os durante as impagáveis corridas, envolvendo cada piloto mais maluco que o outro, com Penélope Charmosa, Dick Vigarista etc. Conforme dados: "Wacky Races (Corrida Maluca no Brasil e A Corrida Mais Louca do Mundo em Portugal) foi um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera e lançado pela CBS que foi produzido entre 14 de setembro de 1968 a 5 de setembro de 1970, rendendo 34 episódios. Os competidores buscavam o título mundial de 'Corredor Mais Louco do Mundo'",.



Isto é que o Educa Tube chama de tecnologia social, de promover a junção entre o ideal e o possível. Tecnologia pra isso existe, mas nem sempre há interesse político e econômico para promover tais mudanças que proporcionem o bem comum a todos.
Dentro deste enfoque, indico também o vídeo abaixo Desenhar o Futuro (Projecto Vénus), inspirado no ivro de Jacque Fresco & Roxanne Meadows - Designing the Future (The Venus Project), sobre as possibilidades de uma sociedade, construída dentro de critérios socioambientais mais justos e adequados. Um outro mundo é possível, mas para isso é preciso ousadia, vontade política e social.



Curioso que este Projeto Vênus lembra pela circularidade de sua cidade, e os canais de água em seu entorno, ao mapa da cidade mítica de Atlântida, suposta cidade fantástica da antiguidade, conhecida pelos seus avanços tecnológicos, e tronada pública pelos relatos de Platão, em Diálogos (vídeo abaixo traz descrição textual de Atlântida que faz Platón em Diálogos de Timeo e Critias).



Logicamente o projeto Vênus ou qualquer outro que tente mudar o modo de vida da humanidade, dependerá da total ruptura com as grandes corporações que lucram com o petróleo, as armas, os medicamentos etc. Sem mudar este modelo civilizatório, consumista e predatório do homem pelo homem, projeto Vênus e outros mais, ainda que tenhamos tecnologia para isto, serão apenas boas intenções e ficção científica, sem a mudança de valores, do SER estar a frente do TER.
Mais curioso ainda é que projetos como este são totalmente sustentáveis, utilizando-se da energia do sol, dos ventos, das águas e poderiam ser uma opção para o projeto de combustíveis fósseis que estão deixando as ruas, as cidades, o ar, a água, o mundo e a própria humanidade em uma condição insustentável de sobrevivência... Antes que nossa civilização, dita moderna, não passe num futuro distante de mero relato mítico (como o de Atlântida) aos que sobreviverem a este processo civilizatório, tão predatório aos seres vivos, à Natureza e ao próprio planeta. Incrível como o relato de Diálogos de Platão, ao se referir a Atlântida, parece tremendamente com o tempo em que vivemos... Em que a tecnologia chegou a um estágio tão alto que poderá ser a nossa desgraça, se não for utilizado em prol de todos...
Vídeos para assistir, refletir e repassar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário