quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A História de Helen Keller: animação sobre incrível desafio da professora Anne Sullivan



O vídeo acima, A História Animada de Helen Keller, descobri no You Tube, e trata-se de bela animação dirigida por Richard Rich, que conta a "história de Helen Keller, cega e surda ainda na infância, mas que se tornou uma das maiores escritoras, filósofas e conferencistas da história! E tudo isso porque sua professora, Anne Sullivan nunca desistiu dela".
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
Helen Adams Keller (1880 — 1968) foi uma escritora, conferencista e ativista social estadunidense.
Helen ficou cega e surda desde tenra idade devido a uma doença diagnosticada na época como "febre cerebral" (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina).
Provou que deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso e tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista muito famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência.
Mas nada disso seria possível sem sua professora e protetora: Anne Sullivan. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn.
Nesse pequeno desenho é possível ver um resumo dessa bela história de superação.

Um material para refletir sobre o grande desafio de ser educador e ter a sensibilidade de que a aprendizagem é possível, mesmo em condições adversas, e de que a família e a comunidade devem ser parceiras do professor e da escola, neste pequeno milagre que é o educar.
A história de Hellen Keller e suas limitações e o "milagre" de Anne Sullivan, sua professora, que conseguiu superar tudo e todos em prol da educação e da solidariedade é mais um dos vídeos que o Educa Tube destaca com o marcador CinEducação, que une cinema e educação.
Abaixo, cena do filme de 1962, O Milagre de Anne Sullivan (Não consegui encontrar versão integral do filme. Caso alguém tenha, socialize link nos comentários. Gracias!):



Abaixo, sinopse do filme O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN:

"A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.".

Posteriormente a esta publicação em meu blog, encontrei esta versão em espanhol do filme estadunidense (2000) O Milagre de Helen, que socializo aos interessados:



Abaixo, indicação via email de Alberto Magno, com vídeo do Vimeo com o filme O Milagre de Anne Sullivan, legendado em português. O Educa Tube agradece a sugestão. :-))

O Milagre de Anne Sullivan from evandrox on Vimeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário