terça-feira, 20 de agosto de 2013

Programa Ensino Médio Digital: Portal da FGV para estudantes do Ensino Médio



O vídeo acima Programa Ensino Médio Digital é uma iniciativa da FGV - Fundação Getúlio Vargas, e conforme apresentação: "(...) surgiu com o objetivo de promover discussões sobre as questões relacionadas ao ensino médio no Brasil. O programa é para troca de experiências entre os professores, alunos e escolas que pretendem aproximar o saber acadêmico e o conhecimento escolar. A Fundação Getúlio Vargas busca aprimorar a qualidade do ensino em todo o País e promover a melhoria na formação educacional dos jovens e, dessa forma, contribuir para diminuir as desigualdades sociais".
De acordo com notícia que descobri nas redes sociais: Está no ar a nova versão do Portal FGV Ensino Médio Digital – iniciativa que oferece conteúdo gratuito para estudantes e candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma parceria entre a Editora FGV e o FGV Online.
Lançado em setembro de 2012, o portal reúne agora mais de 7 mil questões e 700 horas de aula nas quatro grandes áreas de conhecimento exigidas no ENEM, divididas em 10 cursos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e suas Tecnologias, trazendo um novo conceito de interação entre os estudantes, que podem trocar experiências, informações e conhecimento em um ambiente desenvolvido especialmente para eles. “A intenção é chegarmos a 2014 com 10 mil questões em nosso banco”, revela a professora Mary Kimiko, diretora de soluções educacionais do FGV Online.
A inclusão de uma área de teste também é considerada uma das grandes vantagens do novo portal. “Nessa nova versão, o estudante pode testar o banco de questões (inclusive com simulação de tempo da prova do Enem) sem a necessidade de se cadastrar previamente”, explica a diretora da Editora FGV, professora Marieta de Moraes Ferreira. No entanto, ela ressalta que existe um conteúdo exclusivo para os estudantes que se cadastrarem, como o Mural Virtual – que permite interação entre os participantes –, o banco de propostas de temas para redação, relatório individual de desempenho e o ranking de pontuação. “Estes são novos incentivos para que o estudante continue no site e prossiga seus estudos com auxílio da plataforma”, afirma Mary. Até agora, o portal conta com mais de 700 mil acessos.
A reformulação ainda está em curso e a expectativa é de que novas seções sejam lançadas, tais como uma área exclusiva para professores, de vídeos de introdução aos cursos e de sugestões de estudos. Também está prevista uma versão mobile do site, já em desenvolvimento.

Acesso ao ensino superior

“Em função da evasão escolar, das dificuldades de um bom desempenho no Enem e do preparo deficiente dos professores frente às diretrizes desse exame, o Ensino Médio enfrenta grandes problemas. O desenvolvimento de um projeto dessa natureza e grandiosidade tem exatamente a finalidade de encarar esses desafios e auxiliar na estruturação de um novo Ensino Médio, democratizando o conhecimento e o acesso ao ensino superior”, afirma Marieta.
A pesquisadora Raquel Emerique reforça a intenção de se promover igualdade de oportunidades através da criação do portal. “O Enem se tornou um importante mecanismo de seleção para as universidades e sabemos que os estudantes brasileiros têm acesso desigual à educação de qualidade”, lembra.
Mary Kimiko destaca, ainda, que a expertise da FGV é fundamental para o sucesso da ação. “Este é um dos projetos mais felizes do professor Carlos Ivan Simonsen Leal (presidente da Fundação). Temos experiência consolidada na área, tanto em termos de material didático quanto de educação a distância, o que muito nos motivou”, comemora a professora.
Conheça o Portal FGV Ensino Médio Digital no endereço: ensinomediodigital.fgv.br.

Fonte: FGV

Abaixo, imagem e link para o referido portal:



PORTAL ENSINO MÉDIO DIGITAL - FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário