sexta-feira, 22 de abril de 2016

Coroa do Imperador: cenas editadas de uma fictícia, mas realista aula de história (educação e televisão)




O vídeo acima Coroa do Imperador (editado) - cenas da aula de história foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil, como a própria pergunta, são "Cenas de uma aula numa escola em algum lugar do Brasil. Será que nós conhecemos nossos alunos?"
Trata-se de "vídeo selecionando os dois momentos de aula do episódio A Coroa do Imperador, da Série Cidade dos Homens", que conta episódio da História do Brasil, quando da vida da família imperial portuguesa para a sua então colônia.
Ótimo material e interessante edição de vídeo de Guilherme Howes para refletir sobre a didática (não apenas da disciplina de História) e o imaginário do aluno, sobre o conteudismo e aprendizagem.
Impagável a participação do aluno Acerola nessa aula, associando o conteúdo tradicional de história ao seu modo de ver o mundo a sua realidade local: o morro, a favela, a terminologia, as gírias e tudo mais.
Um bom exemplo de como fragmentos de programas de televisão, como o seriado em questão, como outros (de telenovelas, desenhos animados, seriados, animações, propagandas etc) podem ser usados para refletir sobre didática, metodologia, pedagogia e muito mais.
A mídia televisiva, tão combatida por sua qualidade, muitas vezes, se garimpada essa programação pode servir de uma boa aliada à educação.

Abaixo, segue episódio na íntegra de Cidade dos Homens - A Coroa do Imperador (1ª Temporada 1º Episódio):



3 comentários: