segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Resgate Animal: Livro que mostra animais no cotidiano urbano, retornando à Natureza (arte, educação e meio ambiente)




O vídeo acima Animal Rescue (Resgate de Animais, tradução livre do blog), da editora PatrickGeorge, descobri no Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de belíssimo livro ilustrado, em que o próprio título indica, visa promover uma reflexão sobre a natureza, os animais e a sociedade.
Um material artístico e pedagógico que em sua apresentação diz: "O livro que ensina o tratamento adequado dos animais. E não apenas [direcionado] às crianças", pois possibilita seu uso por pais e filhos, professores e alunos, resgatando a ideia de que da Natureza vieram à Natureza deveriam voltar ou estar.
Conforme pesquisa na internet, há uma ação no Catarse (site de financiamento coletivo via internet), denominada RESGATE ANIMAL, O LIVRO, em que explica melhor o objetivo do livro:

"O livro Resgate Animal é um projeto inovador e divertido que convida as crianças a brincar de super-herói, colocando os animais onde eles devem estar. Com apenas ilustrações e folhas de acetato transparente que permitem o jogo de imagens e movimento, este livro ainda estimula o pequeno leitor a pensar desde cedo na importância de proteger os animais e preservar o planeta.
Os autores são um casal inglês, Ann e Peter Scott. Eles desenvolveram uma série de livros lúdicos para os próprios filhos e, depois, resolveram lançá-los no mercado. Para isso, eles montaram uma pequena editora na Inglaterra, chamada PatrickGeorge. A Carochinha está publicando os livros deles no Brasil. Resgate Animal é o quarto título da série, chamada Vire e Descubra.

Quem se interessar por adquirir um exemplar impresso, poderá aderir ao financiamento coletivo, promovido via Catarse, no Brasil, pela Carochinha Editora (vejam os valores e os itens relacionados), com prazo estipulado para entrega em março de 2017, conforme link e vídeo abaixo:

RESGATE ANIMAL - LIVRO VIA FINANCIAMENTO COLETIVO - CATARSE

‘Animal Rescue’ by Patrick George from PatrickGeorge on Vimeo.



Bastante didático, o livro mostra a cada duas páginas, a situação natural e a que se encontram os animais, e uma película em que parte do animal na cidade se transfere para o meio natural onde vivia ou deveria estar vivendo em liberdade. Ou seja, animais selvagens presos em circos; em salas de casas como troféus; presos em rede de pesca; confinados em granjas; usados como pele para o vestuário (bolsas, sapatos, casacos etc); aprisionados em jaulas em zoológicos; usados como iguarias, apenas por parte de seu corpo, como a aba de tubarão; presos em aquários; abandonados nas ruas, como cães e gatos; enfim, nas mais variadas situações e o que deveria ser ideal: seu convívio na natureza.
E o vídeo se encerra com uma pergunta, que podemos repassar a filhos e alunos: "E que outros animais você resgataria?"
A versão impressa, também pode ser adquirida pela internet, através de encomenda internacional, via Amazon EUA (por 9,91 dólares), conforme link abaixo.

ANIMAL RESCUE - VERSÃO EM INGLÊS

Um ótimo material para os educadores, arte educadores e educadores ambientais poderem utilizar com seus alunos na versão impressa, ou na falta desta, na versão audiovisual, como dinâmica de grupo e reflexão sobre o meio ambiente, os maus tratos aos animais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário