segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Devo tudo ao cinema: Livro, blog, canal de vídeo e como o cinema ajudou no combate ao bullying




O vídeo acima "Devo Tudo ao Cinema - Como Venci o Bullying com a Arte", encontrei tempo atrás na rede social e trata-se de entrevista ao programa "Sem Censura" de Leda Nagle, com Octavio Caruso, escritor, ator e crítico literário do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, que trata da divulgação de seu livro e que aguardei, justamente, para fazer esta postagem após ler o referido.
Na entrevista Octavio conta como fez um "reboot" através do cinema pela identificação que teve com o mesmo, desde menino, e depois utilizando esse imaginário em benefício próprio (enfrentando o bullying e conseguindo a autoestima e a criticidade), atuando como personagens do cinema, Elvis, alter egos, Luke Skywalker, um ator, cantor...
De fato: A vida é um palco a céu aberto, ou às vezes um teatro do absurdo, e Caruso, como autodefesa contra o bullying nos conta que foi incorporando esse imaginário cinematográfico ao seu cotidiano, quando para enfrentar ameaças se autodeclarou: "Eu sou Bruce Lee", fechando o olho e partindo pra cima de alguém maior que ele... Que se deve acreditar em si e fazer o outro acreditar neste ator social... Algo que o bom educador deve ser, pois todos atuam, de certa forma, no dia a dia, como num reality show, em que a resiliência e resistência, utilizando sua bagagem sentimental, seja ao bullying entre alunos, ou de alunos contra professores.
Lembro-me que em sua autobiografia Erico Verissimo comenta que sua educação foi cinematográfica, e que lhe serviu para incorporar esse imaginário à sua literatura. A deste editor do blog foi televisiva e a do filho deste é fruto da rede mundial de computadores. Cada geração possui seu imaginário.
Ao ler o livro DEVO TUDO AO CINEMA; Como venci o Bullying com a arte, a satisfação, primeira como o vídeo acima, foi redobrada, pois é uma leitura agradável, um livro muito bem escrito, com um personagem imaginário, mas povoado de fatos autobiográficos do autor, que lhe dão autenticidade consigo e identidade e legitimidade com o leitor, pois fala de coisas que quase todos já passaram na vida, mas descritas de forma crítica e poética.
Uma das passagens do livro que este editor se identificou é a que é contada às páginas 38 e 39, em que Caruso falando daquele personagem, relata a história de um menino que cresceu entre livros e filmes, e que desenvolveu, além de um olhar crítico, uma escrita criativa, e que, como é de se esperar, teve, como este escritor, poeta e educador, no passado, colocado sob suspeição a autoria de suas obras, justamente pelo nível bem acima do considerado adequado para a idade. E que a mãe da personagem do livro precisou intervir junto à direção da escola para desfazer essa suspeição.
Este editor do blog Educa Tube Brasil (QUE DEVE TUDO À LITERATURA), quando jovem teve seus primeiros textos críticos e poéticos premiados em concursos literários, mas um incidente, em que ficou em segundo lugar em prêmio regional, só veio a saber décadas após, quando professora que fazia parte da banca examinadora confidenciou para este, já reconhecido como poeta e escritor, que naquela época também tiveram suspeita sobre a autoria de um texto, haja vista que destoava dos demais, e por isso mesmo, ao invés do primeiro lugar (já que não existia àquele tempo o Google para pesquisar), resolveram premiar o jovem com o segundo lugar, diante da impossibilidade de comprovar o possível plágio. Na verdade, o texto em prosa tratava-se de uma adaptação de um poema do mesmo jovem, ou seja, um auto plágio. A adaptação de uma poesia já existente dele para um novo gênero literário.
O livro DEVO TUDO AO CINEMA é repleto de passagem que se prestam a diversas reflexões sobre o poder da arte na educação e de como é possível criar uma identidade poética, artística, cultural e educacional com alunos, utilizando as mais variadas formas de arte e cultura no cotidiano escolar.
O Educa Tube Brasil recomendo o livro, que poderá ser adquirido junto ao autor AQUI.
Abaixo, este blog também recomendo outros vídeos no canal de Octávio Caruso no You Tube, bem como seu blog e outra entrevista com o mesmo logo abaixo:

Introduzindo o cinema na vida dos seus filhos (parte 1)

Introduzindo o cinema na vida dos seus filhos (parte 2)

DEVO TUDO AO CINEMA - BLOG DE OCTÁVIO CARUSO

DEVO TUDO AO CINEMA - CANAL DE VÍDEOS NO YOU TUBE

A seguir, entrevista de Octávio Caruso ao programa Cinema e Crítica:



Nenhum comentário:

Postar um comentário