domingo, 7 de agosto de 2016

Arte e tecnologia: Esculturas cinéticas que se movimentam com o vento, feito mandalas




O vídeo acima é uma compilação de Esculturas cinéticas de vento, que descobri primeiro no Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, e trata-se das fabulosas obras do artista norte-americano Anthony Howe, que faz utilizando o poder (quase mágico, cinético e esteticamente perfeito) do vento, que promove no espectador um efeito de ver um Sol estilizado parecido com uma mandala se abrindo, de forma natural, como pode ser comprovado na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Arte, tecnologia e a força da natureza, uma combinação perfeita.
Howe, primeiramente, elabora as esculturas no computador por animação 3D, prevendo justamente o efeito cinético que poderá ter, e depois transfere a ideia para o metal. Uma obra que traz em si o conceito de sustentabilidade tanto no material como na concepção, pois a mobilidade é atingida através de efeito eminentemente natural, limpo e sem custos: o vento.
Uma obra que serve para debater a questão do meio ambiente na sala de aula e na comunidade, além da questão estética, mas também a ética.
Para quem quiser conhecer outras obras do escultor, indicamos logo a seguir o seu site:

Esculturas cinéticas de Anthony Howe

Nenhum comentário:

Postar um comentário