quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O movimento do ar: Poesia visual em forma de música e dança utilizando projetor de imagens


Le mouvement de l'air / The movement of air from Adrien M & Claire B on Vimeo.


O vídeo acima "Le mouvement de l’air", descobri na rede social e é um espetáculo impressionante, pelo força das imagens poéticas e estéticas que proporcionam ao espectador, usando além da arte a tecnologia.
Criação da companhia de Adrien Mondot e Claire Bardainne, em 2015, conforme apresentação do referido, no Vimeo: "'O movimento do ar' é uma visão frontal para três bailarinos em movimento em uma pontuação coreográfica em um ambiente imersivo, que consiste em imagens projetadas geradas e animadas ao vivo. O objetivo do programa é dar substância ao imperceptível: tornar visível o invisível com um movimento de ar em suas faixas com infinitos matizes, variando da fantasia mais suave e mais lenta à mais viva e transparente, o mais poderoso e o mais sutil. Uma viagem entre o sonho de voo e o medo de cair. Um dispositivo de suspensão que permite que o corpo se livre de seu peso. Um música original que é executado ao vivo no palco".
Ou seja, pura magia da arte aliada a tecnologia de ponta, unindo música, dança, teatro e cinema (projeção de imagens), com a coreogografia de Yan Raballand e a dança dos bailarinos Rémi Boissy, Farid-Ayelem Rahmouni, Maëlle Reymond, com música original e interpretação de Jérémy Chartier, direção técnica de Alexis Bergeron e o desenvolvimento da informática do espetáculo pela equipe Anomes et du logiciel Millumin v2.
Uma verdadeira poesia visual, mostrando o invisível, e que lembra o espetáculo tecnológico proporcionado pela abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, que também utilizou, não um mais 100 projetores sobre o gramado adaptado do estádio do Maracanã, Rio, Brasil, projetando diversas imagens e formas para que bailarinos pudessem dançar ao som de músicas tipicamente brasileiras.
Arte, cultura e tecnologia, exemplos de como estas três áreas podem interagir entre si e serem utilizadas também em projetos educacionais, de forma mais simples, evidentemente, mas não menos criativa.
Abaixo, vídeo abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016:



Nenhum comentário:

Postar um comentário