sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Ferrorama gigante invade casa e entorno lembrando seriado antigo de TV, videoclipe e curta-metragem



O vídeo acima, intitulado Super Ferrorama, descobri via Facebook do amigo Fernando Luis, músico e poeta de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de impressionante "Ferrorama" gigantesco que atravessa toda uma casa e seu entorno (parece-me que o vídeo é do Cazaquistão). E confesso que me senti de novo criança nessa incrível viagem, como dentro do antigo seriado de TV Terra de Gigantes.
Um vídeo que considero uma metáfora do olhar panorâmico que todos devem ter, para evitar fazer a crítica do todo pela parte e vice-versa, evitando generalizações e reducionismos no cotidiano.
E ao comentar esse vídeo no próprio Facebook, eis que a colega e amiga Simone Prado comenta sobre videoclipe da banda Snow Patrol, Open Your Eyes (Abra seus olhos), em que a mesma fez algo semelhante, usando as imagens do curta "C'était un rendez-vous" (em português: Era um encontro), curta-metragem feito em 1976, por Claude Lelouch, em que mostrado um motociclista andando em alta velocidade nas ruas de Paris, às 5 h 30 min da manhã, numa intertextualidade entre cinema e música, conforme abaixo:



Conforme dados da wikipedia, sobre o curta de Lelouch: "Este filme é um exemplo do que se chama cinéma vérité, já que foi feito em ângulo único e sem edição, sendo usada uma câmera instalada na parte dianteira do carro para isto. A duração do filme foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera, que era de menos de 10 minutos".
A seguir a versão original e completa de "C'était un Rendez-vous":



Uma postagem e diversas linguagens que podem se entrecruzar, como videoclipe, curta-metragem, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário