domingo, 28 de agosto de 2016

Mensagem de Sobral Pinto aos jovens: um dos maiores juristas do país e a atualidade brasileira




O vídeo acima, Mensagem de Sobral Pinto aos jovens, encontrei no You Tube, enquanto procurava pelo vídeo ao final desta postagem, fruto de uma conversa sobre a atualidade com o colega Gilnei Coutinho Veleda, educador de Rio Grande (RS), Brasil.

Mensagem de Sobral Pinto aos jovens foi extraído do documentário Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço. E é uma pequena lição de vida, atualíssima, ainda mais em tempos tão intolerantes.
Heráclito Fontoura Sobral Pinto, apelidado de "Senhor Justiça", foi um dos maiores juristas do Brasil. E foi um defensor intransiGENTE do Direito, com letra maiúscula! Um jurista conservador, fervoroso em sua religiosidade e anticomunista, que tornou-se lenda quando apelou para a Lei de Proteção aos Animais para defender presos políticos (em sua maioria ateus, comunistas ou esquerdistas), que eram barbaramente torturados durante a ditadura, e que a Lei dos Homens não protegia a integridade física nem mental.
Um cidadão que viveu quase 100 anos e que faz uma falta imensa na atualidade, que é mais kafkaniana que Kafka e o seu O Processo, pois basta ver o noticiário para perceber o atropelo as leis, a falta de valores e limites por parte de quem deveria legislar sobre o bem comum e não em causa própria, sobre a utilização de teorias jurídicas esdrúxulas que não promovem jurisprudência, por conta da insegurança jurídica por certas medidas que não preservam as garantias individuais e constitucionais etc.
Falta o espírito de Sobral Pinto, que se dizia ser "nem de esquerda nem de direita, mas pelo Direito".
Abaixo, outro documentário, intitulado Tempo e História - Sobral Pinto, que conta mais um pouco da história desse "Notável defensor dos direitos humanos, [que] marcou o Direito e a história do Brasil por sua atuação como advogado criminalista de perseguidos políticos durante o Regime Militar. Em 1937, advogou em favor dos comunistas Luís Carlos Prestes e Harry Berger no Tribunal de Segurança".



Para finalizar essa postagem humanista, legalista e solidária, volto ao início da mesma, quando citei conversa com o colega e amigo Gilnei Coutinho Veleda, educador que em sua aula de Filosofia, discutindo sobre o cotidiano da sociedade, sobre neurociências, e usando texto de Donald Hoffman, além dos mundos distópicos da ficção (cinema e literatura), conta que: "Com o primeiro ano do médio propus um trabalho onde eles escrevessem uma carta de aniversário de 15 anos para o filho(a) e contassem o mundo deles com 15 anos (essa é a média de idade deles)".
Esse projeto e a carta dos alunos me lembrou vídeo produzido pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), intitulado A história vai fazer justiça, eu estava nas Ruas, que mostra jovens em maio 2016, durante manifestações a favor da Democracia que falam como se estivessem há 20 anos adiante, em 2036, com a emblemática música de fundo "Coração de Estudante", de Milton Nascimento, que foi hino do movimento Diretas Já, pelo fim da ditadura e a volta das eleições livres no país:



"Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter", já cantara nos anos 1980 a banda de rock Engenheiros do Hawaii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário