quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A vida imita a arte nos 60 anos de "Grande Sertão: Veredas" e distrito mineiro se inspira na obra de Guimarães Rosa


Após 60 anos de Grande Sertão: Veredas, distrito mineiro respira Guimarães Rosa from Agência Brasil on Vimeo.



O vídeo acima Após 60 anos de Grande Sertão: Veredas, distrito mineiro respira Guimarães Rosa, descobri na rede social e é um belo material da EBC: Agência Brasil, para refletir sobre arte, cultura e sociedade, pois como o nome indica, mostra as influências da obra de João Guimarães Rosa (1908-1967), no imaginário do interior de Minas Gerais, Brasil.
Diversidade cultural, festival com festa, filmes, apresentações com tema a riqueza do sertão, eternizada pela obra de Guimarães Rosa.
Bordadeiras, inspiradas em frases extraídas da obra de Rosa, bordaram esses trechos em tecidos e foi feito desfile de roupas refletindo o universo de Riobaldo e Diadorim.
A vida imita a arte, que imita a vida, pois o escritor mineiro acompanhou os tropeiros pelo grande sertão e suas veredas para se inspirar para compor seus personagens e histórias, sempre acompanhado de um bloco de anotações, onde registrava, desde palavras, causos e impressões do sertanejo, que é um forte.
Uma prova da importância da literatura até para quem não é leitor, mas se contagia pelo imaginário, criado por um genial escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário