domingo, 2 de outubro de 2016

Fabio Bruschi: Prêmio Educador Inspirador da Feira de Ciências do Google 2016




O vídeo acima Inspiring Educator Award Winner 2016, foi indicação via Facebook da colega e amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta de Porto Alegre (RS), Brasil e editora do blog Arquitetando Ideias.
Trata-se de reconhecimento feito ao professor Fabio Bruschi, de Londrina (PR), Brasil, vencedor do Prêmio Educador Inspirador 2016, promovido pelo Google Science Fair (Feira de Ciências do Google, tradução livre deste blog).
Mais que o prêmio internacional é o reconhecimento que um professor possa ter por parte de seus alunos, alguns que de forma comovida expressam toda a sua gratidão. Como Fábio, muitos educadores não tem a dimensão de seu papel social na vida de seu alunado. Mas a maioria dos educadores são referências, espelhos (que podem ser tanto positivos como negativos) para seus alunos.
Nas Feiras de Ciências das escolas é possível perceber o interesse dos alunos por experimentos criativos e comprometidos com a sociedade. Tenho visitado algumas dessas feiras de ciências, em escolas públicas e privadas, e vejo essa consciência global, com o meio ambiente, com a inovação, com a simplicidade...
O que faz de você um grande professor?, pergunta feita a Fabio e sua resposta diz muito: "Ser professor é ajudar as pessoas a aprender a aprender!" De fato, aprender todos podem, de forma autodidata, por EaD, mas a importância de um professor, com formação específica, além do notório saber é essencial, pois é alguém especializado, que investiu numa carreira, que gosta do que faz, que repasso ao aluno sua experiência de vida, sua bagagem sentimental, seu exemplo de vida.
A mesma pergunta feita ao professor foi dirigida a seus alunos e as respostas são motivadoras, comoventes e inspiradoras mesmo. Já dizia Platão que "O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê". Fato! A educação é esse barco e o professor esse vento que move o conhecimento! Pois assim também dizia Platão, que "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". E ai se justifica a importância de termos educadores inspiradores entre nós, como Fabio e outros mais que existem por ai, nem todos conhecidos, reconhecidos e premiados, mas que igualmente fazem o diferencial no ato de educar.

3 comentários:

  1. Fico emocionado, primeiro pela lucidez do texto, segundo, porque Fábio é meu filho e, finalmente, porque também fui professor toda minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz, imagino o orgulho teu, como pai e educador, em ver o reconhecimento de teu filho por outros educadores e por seus alunos. Não há prêmio maior que este. Grato pela visita e comentário e transmita ao Fábio meus votos de mais sucesso e minha admiração. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir
  2. Hope this helps! Please let me know if there's anything else I can do to assist you here in the forum.

    Hey guyz, now you can easily download cracked version apk for any app, games or software from here:


    APKdodo snaptube Mobdro

    ResponderExcluir