terça-feira, 25 de outubro de 2016

A felicidade começa com um sorriso: Contagiemo-nos mais com as coisas boas da vida



O vídeo acima A felicidade começa com um sorriso, descobri via Facebook do colega e amigo Jarbas Novelino, educador de São Paulo (SP), Brasil e editor do blog Boteco Escola.
Trata-se de vídeo que mostra um flagrante no metrô (não pude verificar a origem, mas acredito que seja algum experimento social, por conta dos diversos ângulos de gravação), em que um homem aparentemente assiste um vídeo em seu tablet e começa a rir sem parar, fato que contagia os demais passageiros, alguns de forma direta, outros, levando um tempo maior para arrancar-lhes um sorriso.
Assim acontece no cotidiano, quando educadores, contagiamos alguns de imediato e outros levam mais tempo para que possamos tocá-los no sentido educacional.
A resistência inicial, seja a esboçar um sorriso ou um apoio a uma atividade, depende das estratégias de interação que o educador se propõe.
O vídeo em questão serve também para refletir sobre o fato de que a maioria das pessoas pode ser sugestionada, tanto para o bem como para o mal. A maioria é cordial, mas pode ser influenciada por bons ou mal exemplos. E que o educador deve ter essa consciência de sua influência no ambiente escolar.
É possível contagiar um grupo aos poucos nesta grande viagem do conhecimento que é a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário