quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Concerto para hortaliças da Orquestra de Cordas da Grota e a Semana de Cultura na Agricultura



O vídeo acima Concerto para hortaliças, foi indicação via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e, como ela diz: "Daquelas coisas que tornam as humanidades do ser visíveis, palpáveis, palatáveis, audíveis, sinestésicas, hiperestésicas!".
Trata-se, como demonstra a apresentação do vídeo de "parceria entre Agenda Gotsch e Orquestra de Cordas da Grota em um harmônico final de semana de cultura na agricultura (e vice-e-versa!)".
Segundo dados, sobre a Agenda Gostch: "Um suíco chamado Ernst Gotsch, que se mudou para o Brasil na década de 80, trabalha desde então em sua fazenda com a implantação de agroflorestas fundamentadas na Sucessão Natural de Espécies e que propiciam a recuperação dos solos trabalhados. Por meio de um modelo de agricultura que prescinde de insumos externos, Ernst Gotsch reflorestou 480 hectares de área degradada no sul da Bahia. A fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O efeito extra de sua intervenção é a colheita agrícola. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos. Neste modelo de agrofloresta, o insumo mais importante é o conhecimento. Assim nasce o Projeto Agenda Gotsch, a partir do qual dois jornalistas visitam a fazenda de Ernst Gotsch para registrar conceitos, implantações e manejos do agricultor. A produção dos vídeos e textos ajudarão produtores de todo o mundo a adotar técnicas agrícolas verdadeiramente sustentáveis".
Projeto que vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil sempre destaca: de que é a simplicidade que permite a continuidade das ações, usando a criatividade e a identidade com a realidade local.
Um ótimo material para discutir sustentabilidade, meio ambiente, arte, cultura, agriCultura e muito mais no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário