domingo, 9 de outubro de 2016

Inovar é transformar: não importa o instrumento de trabalho, mas o conceito que ele contém




O vídeo acima, intitulado "O som da pá virada", literalmente, foi indicação da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de uma menção à expressão "pá virada", que na sabedoria popular refere-se a pessoas irreverentes, agitadas etc.
Neste caso, pode-se dizer também que refere-se à inovação que, ao meu ver, é saber utilizar algo já existente, em um novo sentido, ou seja, inovador, transformador. Uma pá que é pra cavar, adaptada a cordas e outros elementos de uma guitarra, permite ao músico Justin Johnson fazer belos acordes e despertares.
Inovar é isso: Não importa o instrumento (se de trabalho ou de arte), o que importa é o conceito (musical ou outro) nele presente. Sem pá... lavras... Mais um exemplo de inovação, que é transformar algo noutra coisa, usando a criatividade, a simplicidade, que permitem a continuidade das ações.
Quem disse que pá foi feita apenas pra fazer buracos na terra? Quem disse que guitarra é apenas um pedaço de madeira com cordas? Quem disse que escâner é um equipamento específico pra digitalizar imagens, e que a câmera de uma máquina fotográfica ou um smartphone não podem ser pensadas como tal? Todas as coisas trazem um conceito inicial, mas todas as coisas podem ser pensadas além de seu sentido original. Inovar é pensar além do óbvio, do trivial. Ainda que se use coisas triviais, do cotidiano em nossa inovação... Inovação é uma nova ação, que pode ser feita sobre coisas antigas, reconfigurando-as...
Inovar, na educação, seja do ponto de vista metodológico ou didática, usando ou não tecnologias digitais, também tem muito disso, de transformar o antigo em algo inovador, quando transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário