quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Mundo Além da Palavras, por Jalal-ud-Din Rumi, poeta e sábio do séc. XII




O vídeo acima O Mundo Além da Palavras, foi indicação via Twitter da amiga Carmen Regina Dias, poeta de Cascavel (PR), Brasil e editora do blog poético Divan, e trata-se de edição de imagens a partir de poema de Jalal-ud-Din Rumi, poeta e sábio islâmico do século XII.
"Dentro deste mundo há um outro mundo impermeável às palavras./ Nele, nem a vida teme a morte, nem a primavera dá lugar ao outono/ (...) Para mudar a paisagem, basta mudar o que sentes", assim inicia o belíssimo poema, declamado na voz da atriz Letícia Sabatella.
Como sempre inicio minhas falas em escolas e outros locais, quando envolve arte, cultura e sociedade, digo que "Tudo é poesia na vida, seja na tragédia, na comédia ou na tragicomédia do cotidiano". Tudo é arte e esta deveria fazer parte do ambiente escolar, pelas possibilidades de sensibilizar nossa humanidade. Através da arte e da cultura damos vazão a nossa criatividade, algo essencial para pensar a educação no século XXI, em que os jovens são intuitivos, colaborativos, estão conectados entre si e via equipamentos eletroeletrônicos; e que a dança, a música, o teatro, o esporte e outras manifestações deveriam dialogar com as demais disciplinas do ensino formal.
Na educação e na sociedade podemos mudar nossa paisagem interior e a exterior, a partir do que sentimos e do que expressamos; pois dentro de nós existe um imenso universo de possibilidades que pode se expandir pela interação com o outro. Quando conhecemos melhor o outro, seja o aluno ou o professor, o pai e o filho, o amigo, o colega, tudo toma outra dimensão, e surge um mundo além das palavras, por conta das ações coletivas.
O vídeo em questão mescla uma série de fatores que podem ser reproduzidos em atividades artísticas, culturais e educacionais: mesclar texto, áudio, música, imagens com um resultado incrível, dependendo da criatividade do grupo. Um poema, a voz de quem declama, imagens de pinturas como pano de fundo e o resultado é arte pura. Algo que pode ser adaptado a outros temas no ambiente escolar.

2 comentários:

  1. Sensibilizada com o seu trabalho de educador. Há Poesia em suas palavras, há amor, o mais profundo, mais sublime amor por tudo que existe é o rodeia. Alma. Coração. Fé. De fidelidade, de sintonia com a alma do universo. Grande abraço. E muito obrigada por ser asdim, tão humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carmen. Tudo o que fazemos com gosto e dedicação nos dá a devida retribuição. Eu adoro o que faço e fico feliz de poder passar esse sentimento nas postagens. Um abraço, amiga poeta :-)

      Excluir