domingo, 16 de outubro de 2016

Multiculturalidade: Sinfonia de Beethoven tocada por 167 Theremins no Japão (música e tecnologia)




O vídeo acima "Symphony No.9, Boogie" by Matryomin ensemble "Da", descobri na rede social, através do portal Open Culture e trata-se de uma ação multicultural.
Imaginem só "Ode à Alegria", da Sinfonia nº 9, do alemão Ludwig von Beethoven, tocada com 167 Theremins, colocados dentro Bonecas Russas, em Tóquio, no Japão. E o efeito é uma BONITEZA só!
Theremin é um instrumento musical eletrônico que não requer contato físico do tocador, criado pelo inventor russo Leon Theremin (vejam vídeo sobre o mesmo, ao final desta postagem).
No caso do vídeo, chamaram-no de "Matryomin", instrumento novo que une theremin dentro de uma matryoshka, que é o nome dado às bonecas russas, em que uma pequena fica escondida dentro de uma média, que de fica dentro de uma grande.



O matryomin é uma inovação do theremin. O inovar é transformar algo dando-lhe outra função. Assim deveria ocorrer na educação. Que o datashow (projetor multimídia) não seja apenas uma atualização do retroprojetor de slides, que foi uma atualização do mimeógrafo...
Educar é também saber unir arte e cultura, música e tecnologia requer inventividade, criatividade e sensibilidade, tocando fundo a alma do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário