sábado, 15 de outubro de 2016

Leonore Goldschmidt: A professora que desafiou Hitler criando escola particular para alunos perseguidos pelo fascismo




O vídeo acima A professora que desafiou Hitler, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, de Rio Grande (RS), Brasil, e é um incrível documentário do History Channel sobre a vida e obra de Leonore Goldschmidt, uma professora de origem judia que percebendo a intolerância surgir na Alemanha, pós-1933, com a ascensão de Hitler ao poder, e após sua demissão, criou com outros 5 professores a "Escola Judia Dra. Leonore Goldschmidt", para receber alunos judeus, que eram perseguidos pelo fascismo.
Leonore, sempre com uma aguçada percepção do que estava em curso, e uma visão à frente, começou a preparar seus alunos a viver fora da Alemanha nazista, já temendo o pior que se efetivou, ensinando-os tudo em inglês.
Leonore, em parceria com a embaixada britânica, conseguiu um professor para ensinar inglês aos alunos. A professora possui um extraordinário pensamento estratégico e tático em suas ideias e ações diante de um período tão perigoso. E literalmente a professora criou uma escola para preparar seus alunos para o mundo, para a vida fora da Alemanha nazista. Um oásis no meio da arquitetura do caos.
Julien Bryan era um jornalista contratado pela propaganda nazista para fazer um filme ressaltando o regime, mas conseguiu ver os dominós caindo, antes do fato ocorrer, e contrabandeou seu filme para os Estados Unidos, denunciando o que viu, no documentário "Dentro da Alemanha Nazi".
Enfim, um documentário necessário para valorizar professores, escolas e lembrar períodos sombrios da história da Humanidade, que pensávamos estarem condenados ao passado e vez em quando surgem com seus fantasmas nos assombrando. Algo essencial para que fatos como estes nunca sejam esquecidos e jamais repetidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário