segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sala Aberta: O que acontece quando aluno ensina aluno? E o canal Pedro Ensina




O vídeo acima Filosofia - Consciência Mítica X Experiência Filosófica trata-se do primeiro vídeo da série Pedro Ensina, do canal de vídeos do aluno PEDRO LUZ, que foi destaca do portal SALA ABERTA, cujo tema é "O que acontece quando aluno ensina aluno?
Conforme matéria do portal Sala Aberta (que este blog reproduz a seguir):

"Aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Dante Alighieri (São Paulo-SP), Pedro Luz, 16, sempre teve facilidade para tirar as dúvidas de seus colegas de classe, principalmente, durante o período de provas. Contudo, no começo de 2015, ele percebeu que mesmo se esforçando não conseguiria ajudar a todos que recorriam a ele. 'As dúvidas eram muitas e sobre diversos temas', relembra. Foi quando Pedro decidiu se juntar aos amigos João Magnani e Arthur Brazão e fundar o canal no Youtube 'Pedro Ensina', onde ministra conteúdos de física, química e filosofia.
'A ideia do canal surgiu como uma forma de atender à essa demanda. Nós buscávamos, com isso, aumentar a abrangência das explicações, pois não só um vídeo pode ser acessado por qualquer um e em qualquer lugar, como também ele fica disponível no futuro para quem quiser rever a matéria. Ou mesmo para alunos mais novos, que ainda aprenderão aquilo na escola', explica o estudante."
O trio começou focando as aulas nos próprios colegas de sala e no restante do colégio. 'A diferença é justamente que somos alunos também. Por isso, temos um contato bem maior com outros estudantes, conseguindo identificar mais facilmente quais são as dúvidas comuns e buscar outras maneiras de explicar o conteúdo, sob o ponto de vista dos alunos', conta. Os jovens se surpreenderam, contudo, quando passaram a receber mensagens e comentários de estudantes de todo o Brasil. 'Foi uma surpresa receber a primeira mensagem de um menino que nem conhecíamos nos parabenizando e dando sugestões. Os comentários de alunos de outras escolas nos deram um incentivo a mais para continuar com os vídeos', relata.
As aulas de filosofia são as mais acessadas no canal. 'O formato com que apresentamos esse conteúdo específico na internet ainda é pouco explorado por outros produtores de videoaulas', justifica Pedro. Contudo, o garoto confessa que prefere ensinar química e física porque tem mais facilidade nesses assuntos"
.

Algumas coisas que chamam a atenção no canal e nas videoaulas é justamente que vídeos incorporam o ponto de vista do aluno para aluno, em formato leve com média de 10 minutos cada vídeo, resumindo temas complexos de forma simples, por tópicos. Uma estrutura que pode ser incentivada por professores se adotarem a metodologia do seminário integrado, em que certos conteúdos podem ser divididos com grupos de alunos para apresentação aos demais sob orientação e mediação de um professor, gravando o conteúdo para acervo digital da disciplina e da escola, e como parte da própria avaliação escolar do aluno.
Ações assim dão maior desenvoltura, autoconfiança, independência ao aluno.
O editor deste blog, quando ainda aluno, dava aulas aos seus colegas do ensino médio, quando nem imaginava que se tornaria anos mais tarde, um educador. Naquele tempo internet, microcomputador, gravação de vídeo não era algo acessível, pelo contrário. Hoje, não apenas alunos como professores podem produzir seus materiais audiovisuais e criar um blog ou um canal de vídeos no You Tube para compartilhar de forma aberta ou restrita a grupos suas videoaulas sobre os mais variados temas. Os jovens Youtubers já se apropriaram dessa importante ferramenta de interação, para criar seus vídeos sobre temas que lhes interessam. Alguns professores já se tornaram destacados Youtubers também, mas ainda há um espaço a ser melhor explorado pro professores, escola e a educação.
Este blog educacional tem destacado em diversas postagens como o You Tube pode ser tanto uma imensa máquina do tempo para que se recupere audiovisuais do passado, bem como um imenso repositório e acervo digital universal do presente às gerações futuras.

Abaixo, link para o canal de vídeos de Pedro Luz:

PEDRO LUZ: E A SÉRIE PEDRO ENSINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário