quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Admirável Gado Novo: Entre a arte e a cultura, a música e a sociologia




O vídeo acima Admirável Gado Novo, descobri no You Tube, e trata-se de primorosa edição de imagens em time-lapse de Moacir Silveira, da Vídeo Arte Uberaba, a partir de letra e canção homônimas de Zé Ramalho, que pela sua construção ética, estética e poética, torna-se um material universal, atemporal e essencial para refletir sobre arte, cultura, música, educação, tecnologia e sociedade.
Conforme apresentação do próprio Moacir Silveira:

"Zé Ramalho é, sem sombra de dúvidas, um dos cantores e compositores de maior prestígio em todo o Brasil. Ele começou sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela poderosa voz quanto pela criatividade e sensibilidade poética de suas composições. Suas canções misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo. No embalo dos ritmos nordestinos, Rock, Blues e Folk Music ele desperta paixões entre os amantes da boa música. 'Admirável gado novo', escrita em 1979, fazendo parte do álbum 'A Peleja do Diabo com o Dono do Céu', é uma das mais conhecidas de Zé Ramalho, virando inclusive hino popular. Chegou até a ser censurada pelo regime militar, devido ao forte conteúdo político de sua mensagem. Em 1996, esta música voltou às paradas de sucesso ao ser incluída na trilha da novela global 'O Rei do Gado', como tema de personagens ligados ao MST (Movimento dos Sem-Terra). O próprio título faz alusão às ideias contidas no livro 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley. A mensagem contém uma poderosa crítica ao governo militar, que no entender do compositor, deu as costas para o povo do campo, marginalizando-o deixando-o à margem da sociedade e à mercê da ignorância e alienação cultural".

Os versos fortes de Zé Ramalho, em Admirável Gado Novo, são de uma beleza e dureza, que permitem estabelecer elos de ligação entre o passado e o presente, vide link abaixo, a íntegra da letra:

ADMIRÁVEL GADO NOVO - LETRA DE ZÉ RAMALHO

Estudar a História de um país pela arte, cultura, pela MPB (Música Popular Brasileira) pode ser um ótimo projeto pedagógico, pois as manifestações artísticas e culturais são de fato atemporais e permitem um diálogo entre épocas e gerações. Sem falar na análise crítica sobre os diversos planos de discurso: o ético, o estético, o histórico, o filosófico, o sociológico etc.
Fazer estudos comparados entre música e literatura, como no caso da canção de Zé Ramalho e o livro de Aldous Huxley também é algo para ver as influências da obras e autores, uns nos outros. E requer a intertextualidade e a interdisciplinaridade entre História e Arte, Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário