segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Geometria no Cinema: Como moldar a maneira de pensar e de evocar sentimentos em filmes




O vídeo acima Movie Geometry - Shaping the Way You Think (Geometria no Cinema: como moldar a maneira de pensar, tradução livre do blog), descobri na rede social, no portal UpdateorDie, que indica "Como a geometria é capaz de evocar sentimentos em filmes".
Conforme o portal: "Em 'Movie Geometry', o cineasta Jack Nugent examina o uso de formas geométricas observando como eles são empregados para evocar certos sentimentos e reações.
Cores, texturas, iluminação e precisão geométrica são atributos necessários para que o cinema ganhe consistência e colabore para a visualização e imersão.
Esse tipo de estratégia é usada principalmente em animações quando, por exemplo, um rosto fino é visto como mau, um redondo como bom e um quadrado como teimoso.
De acordo com o vídeo, nossos cérebros enxergam esse conceito de forma intuitiva, já que são projetados para ver as coisas cortantes e pontiagudas como mais ameaçadoras"
De forma intuitiva, a atual geração, que é audiovisual, interage com sofisticados equipamentos eletroeletrônicos, que trazem embutidos em si, justamente os conceitos de intuição, interatividade, conectividade, mobilidade, convergência, portabilidade etc.
Pensar a geometria e a matemática em toda parte, através da arte, além de valorizar o conteúdo formal, trabalha com valores artísticos e culturais, favorecendo a interação com a atual geração, que convive fora da escola com vídeos, filmes, música, dança, esportes.
Associar o conhecimento formal ao cotidiano é dar sentido e significado ao próprio ato de educar. E assim como faz o cinema, moldando o pensamento e evocando sentimento, o educador do século XXI, além de ter essa consciência, precisa também valer-se dela para motivar seu alunado, despertar a curiosidade, estabelecer o diálogo, instigar novas descobertas, trabalhar em coautoria etc.

Observação: Acionem as legendas, clicando nos ícones na barra do menu da janela do vídeo, no canto inferior direito, e no símbolo da engrenagem, escolhendo a opção "traduzir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário