sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Alegria das Estatísticas: 200 países e 200 anos em 4 minutos (criativa e didática animação gráfica)



O vídeo acima 200 países, 200 anos, 4 minutos, foi-me indicado, via e-mail, pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio BGrande, RS, Brasil, e trata-se de um incrível material do médico Hans Rosling, em que o mesmo mostra "a história do desenvolvimento do planeta nos últimos dois séculos, transformando estatísticas em animação gráfica interativa", no Programa "The Joy of Stats" (A alegria das estatísticas) da BBC 4.
Embora, valendo-se de alta tecnologia, computação gráfica e tudo mais, a forma de abordar um tema, muitas vezes é o diferencial de um bom educador, em como explorar um conteúdo, por mais complexo que seja, utilizando-se de recursos visuais, criatividade e originalidade.
Um vídeo que lembra outro, já divulgado anteriormente pelo Educa tube, vide link abaixo, que igualmente se utiliza da computação gráfica para mostrar de forma didática a quantidade de gases sobre Nova Iorque, uma das maiores cidades do mundo. Impactante.

O mundo afogado em CO2: impactante animação gráfica sobre o meio ambiente

2 comentários:

  1. Adorei o vídeo!!! Mto interessante ver dessa maneira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi, também adorei... Nada como mostrar formas diferenciadas de mostrar um mesmo conteúdo, né mesmo? abrs, Zé Roig.

      Excluir