domingo, 27 de abril de 2014

Herói anônimo: Faça a sua parte sem alarde e colha no futuro os resultados do que plantou



O vídeo acima Herói anônimo, que intitulei "Faça a sua parte sem alarde e colha no futuro os resultados do que plantou", foi indicação via Facebook do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, mas atualmente residindo na cidade do Porto, Portugal, e editor do blog Caldeirão de Ideias.
A mensagem é simples: Fazer a nossa parte por um mundo melhor é como aquela gota na planta, que dia a dia vai regando-a, como aquelas ações sem visar retorno, apenas ajuda ao próximo, como o investimento na educação de uma criança. Muitos criticam as políticas públicas afirmativas, como um simples reflexo do assistencialismo político, sem levar em conta que a maioria dos países desenvolvidos as utilizam nas mais variadas formas. Não bastam teorias, há a necessidade de práticas que promovam a inclusão educacional e social. Ações individuais e coletivas. Mas se cada um fizesse a sua parte - a começar pelos gestores públicos -, o mundo poderia ser bem melhor...
Sempre me recordo de uma frase atribuída a Thomas Jefferson: "Sempre que fizer algo, mesmo que ninguém venha a saber, faça como se o mundo estivesse olhando para você". Algo profundo e relevante, que nada tem a ver com a paranoia do reality show, de estar sendo monitorado por dezenas de câmeras, mas da consciência universal de que tudo que fazemos, deve ser feito por que assim o desejamos, e o que plantamos hoje colheremos amanhã, sem nos importarmos com o retorno que não seja o bem comum, como bem ilustra o vídeo em questão.

2 comentários:

  1. O polêmico vocalista da banda EXCOMUNGADOS a lenda PEKINEZ GARCIA foi confirmado como ator no filme de terror BORDEL AMALDIÇOADO do cineasta TONINHO DO DIABO, a confirmação vem após ensaio fotográfico do vocalista e video teste com a REVISTA VIP e CONTOS DO ABSURDO na casa MADAME SATÃ . Ele menciona o educa blog na entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Educa blog não é o Educa Tube. Existem diversos blogs com a expressão Educa. Favor enviar link da entrevista. Grato.

      Excluir