sexta-feira, 20 de maio de 2016

Quando éramos cavaleiros: Um salto rumo ao desconhecido (com uma câmera na cabeça e uma ideia no coração)


When We Were Knights from GoPro on Vimeo.


O vídeo acima When We Were Knights (Quando éramos cavaleiros), descobri no Twitter e é um pequeno material para uma boa reflexão sobre vida e educação.
Trata-se da história do amor à aventura que uniu dois amigos que saltam de locais belos e perigosos, arriscando a própria vida e fazendo imagens espetaculares, deslumbrantes com câmeras GoPro (acopladas em seus capacetes).
E como este educador, sempre que pode, adapta os mais variados vídeos para a Educação, imaginei muitas coisas enquanto assistia ao voo desses dois amigos de aventuras.
Primeiro a própria questão da sair da zona de conforto, de arriscar, de conhecer novos horizontes (nem que seja por cima de montes e pontes), de ver além da superficialidade das coisas e das pessoas.
Em 2011, realizei o sonho de meu pai, de voar, gravando um salto de asa delta do alto dos 520 metros da Pedra Bonita, Rio de Janeiro, Brasil. Fiquei alguns segundos em silêncio, concentrado, antes do salto, respirando fundo e buscando lá no fundo da alma coragem para saltar. Depois desse receio inicial, o voo em si, foi uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida, uma sensação de paz, e de sentir-me meio pássaro, meio gente, meio anjo lá no alto, até a aterrissagem (vídeo vídeo ao final desta postagem).
O segundo momento, ao ver o vídeo de "Quando éramos jovens", foi lembrar de meus estudos e pesquisas literárias, da visão panorâmica que Johann Wolfgang von Goethe, filósofo, escritor e poeta alemão teve do alto das montanhas do Alpes, vendo um vilarejo lá embaixo e do insight de que a história está viva nas coisas, ao vermos, tocarmos prédios históricos, monumentos, ruínas do passado, que como autênticos viajantes do tempo, chegaram até nós, que somos os visitantes.
E por terceiro, a imagem do professor Keating, personagem do filme Sociedade dos Poetas Mortos, em que convida seus alunos para subirem sobre as mesas e cadeiras de sua classe, em uma escola conservadora, para enxergarem as coisas melhor, do alto...
Portanto, educador, seja pai ou professor, ensine ao seu filho e aluno a sair da zona de conforto, de dar bons saltos para o futuro e aproveitar para observar a paisagem, refletir sobre ela e sentir a história viva nas coisas e nas pessoas que nos rodeiam... Eis a grande lição que devemos aprender com os bons educadores, sejam eles pais ou professores...
Carpe diem, aproveitem a vida! Sejam como os nobres cavaleiros da Távola Redonda, conversemos em círculo, com espadas e escudos, com dúvidas e certezas, trocando ideias, experiências de vida, sonhos, ideais. Que nossa sala de aula e casa possam ser uma pequena extensão do reino encantado de Camelot, Que possamos, como rei Arthur, retirar de uma pedra funda nossa espada mágica, Excalibur e usá-la com justiça e valor. Excalibur pode ser o giz e o quadro, o datashow e a caneta laser, o capacete e o sabre de luz, não importa... Arte, cultura, educação e sociedade podem ser um reino mágico, se os professores souberem unir a teoria à prática, valendo-se de sua história de vida, de suas aventuras quando também, jovens cavaleiros, contadas a seus aprendizes de guerreiros, os alunos do século XXI, que sabem dominar com maestria sabres de luz e smartphones, mas, como escudeiros, precisam da experiência desses cavaleiros e suas ricas jornadas pelo planeta Educação, o mestre, o maestro, o professor... Ó captain, my captain! ...
Enfim, a entre relação pais e filhos, professores e alunos, precisa desses saltos para o futuro. Algo como o cineasta Gláuber Rocha dizia: "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", algo que o professor com seus alunos pode repetir, de um telefone celular na mão e um projeto de aprendizagem na cabeça, com saídas de campo no entorno da escola, ou na própria sala de aula, biblioteca escolar, teatro, etc, para dar vazão à criatividade. E a produção de material didático em coautoria, para acervo digital da própria escola, servindo de base aos que um dia virão estudar naquela instituição.

Abaixo, o salto e voo de asa delta que o editor deste blog educacional fez no verão de 2011, na Pedra Bonita, São Conrado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil:



Nenhum comentário:

Postar um comentário