quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sempre ao seu lado: Entre a aparência e a essência das coisas e das pessoas




O vídeo acima Immer für dich da ("Sempre ao seu lado", tradução livre deste blog), descobri na rede social e trata-se de surpreendente e comovente propaganda comercial alemã de bolachas, e que pode ser visto também como um belo curta-metragem, por conta da mensagem que contém.
Inicialmente, um menino que parece gostar de brinquedos (boneca e caixinha de música) e roupas (sapatilhas, malha e saia de balé) de menina, é hostilizado por outros três meninos, sofrendo bullying, até que um dia, quando na parada junto a uma estrada, espera o ônibus para viajar, resolve enfrentar seus agressores.
Sutilmente, quando sobe no ônibus, o motorista faz um olhar e riso de espanto, e o menino abraçado à saia rosa de balé, senta-se feliz num banco ao fundo e segue viagem...
E o interessante é que quando a narrativa parece levar para uma leitura apenas anti-homofóbica, há a surpreendente ampliação e revelação de que o menino fazia isso também por amizade a uma menina enferma (irmã? vizinha? namorada? não fica claro nem é importante para a história contada e para o convívio em sociedade, eis a mensagem que o material publicitário que parece um curta-metragem deixa ao espectador...), justificando o slogan e título do comercial: "Sempre ao seu lado. Agora e depois".
Não importa nossa orientação sexual (sim, o termo é orientação e não opção, pois ninguém opta em ser o que é, disse-me uma vez uma amiga), o que importa, mais que a aparência das pessoas, sempre será, ou deveria ser, a sua essência, a solidariedade, amizade, civilidade e dignidade humana.
Com um belo final, o comercial toca fundo ao coração daquele que ainda se importa com seu semelhante, pois a mala que o menino trouxe à menina, continha mais que coisas pessoais dela; trazia junto o sonho que um dia se realizou, da menina tornar-se uma linda bailarina, como aquela da caixinha de música que o menino transportou... Pequenos gestos de amizade podem ser essenciais a quem mais precisa... Eis a lição de solidariedade, amizade e resiliência (de superação das adversidades)...

Abaixo, indico um belíssimo videoclipe, chamado Holocene, da Bon Iver, que é "uma banda folk norte-americana liderada e fundada por Justin Vernon no ano de 2007, em Eau Claire, Wisconsin. O nome da banda advém da junção das palavras francesas 'bon' e 'hiver', que significa 'bom inverno'."
Holocene ou Holoceno, refere-se "à época e série mais recentes do Cenozoico (Seus limites não estão definidos, mas é consenso geral que o Holoceno é o equivalente cronostratigráfico das modernas condições pós-glaciais")".



Um clipe que também parece um curta-metragem, e que mostra um menino saindo da caverna e caminhando por um mundo a ser redescoberto, com diversas imagens simbólicas, de subir a uma parede de pedras como se degraus e observar o voo de um pássaro, e que pode servir para uma oficina de interpretação e produção textual a partir da leitura de imagens, com alunos do ensino médio, unindo arte, cultura e linguagens visuais e verbais.

No clipe, nossa pequena humanidade renascendo? Saindo da caverna em busca de luz? Quem sabe...
O próprio comercial acima, "Sempre ao seu lado", poderá também fazer parte dessa oficina de criação verbal a partir da leitura de imagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário