domingo, 22 de maio de 2016

Acorde para a vida! Por que você existe? Os sonhos escolhem você...




O vídeo acima Acorde para a vida!, descobri no Facebook de Paula Dimussio, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e mais do que um vídeo motivacional, encaro-o como um ótimo material para reflexão entre pais e filhos, professores e alunos, pela mensagem que traz, de autoconhecimento e autoavaliação. Não devemos de fato nos arrependermos pelas atitudes que tomamos, mas sim, pelas que deixamos de fazer, desejando-as fazer... Conheço muitos professores que, apesar de nem sempre terem o devido reconhecimento, são felizes a sua maneira por fazerem o que gostam, de trocaram experiências com seus colegas e alunos, de terem decidido por aquilo que desejavam, sem arrependimentos.E isso se reflete em suas didática e metodologia, na forma de verem a vida e de abordarem seu conteúdo programático, fazendo associações entre a teoria e a prática.
Além de saber lidar com as críticas e acreditar no próprio talento, desde que o tenha, logicamente...
O vídeo em questão, com imagens deslumbrantes e texto instigante, falado como se estivesse sendo cantado ao estilo rap, serve muito mais do que abertura e dinâmica de grupo. Fala ao fundo de nosso coração e permite que após sua visualização, falamos um bom debate sobre sonhos, expectativas, perspectivas, troca de experiências entre pais e filhos, professores e alunos, neste acordar para a vida e despertar para o mundo.
Como digo: somos mais que passageiros e sim tripulantes e condutores de nosso destino, que é fruto das escolhas e não-escolhas que fazemos durante a vida. Então, acordemos para a vida e deixemos de ser sonâmbulos quanto aos nosso sonhos, desejos e esperanças... Ainda há tempo, tudo tem o seu tempo, inclusive de sonhar e acordar...
Afinal, como o vídeo indica: "As pessoas não escolhem os sonhos, os sonhos é que escolhem as pessoas" e que cada pessoa na Terra tem um dom. Na sala de aula idem. Cada aluno possui um talento nato, que às vezes desconhece, e que o bom professor que tem o dom de caça-talentos, poderá auxiliar nessa descoberta: dança, música, teatro, literatura, esportes, etc.
Se o avião foi feito pra viver no ar, e o navio no mar, nós sonhos feitos para sonhar e realizar esses sonhos de inventar o fogo, a roda, o barco, o avião e tudo mais... Quem não sonha os próprios sonhos não pode realizar os sonhos da humanidade... A vida, mais que tudo, é o verdadeiro Dom que temos... E saber bem viver é fruto da persistência, resistência e resiliência...
Enfim: "Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário