sexta-feira, 8 de julho de 2016

A autêntica banda de Heavy METAL (em todos os sentidos) formada só por robôs e a robótica na educação




O vídeo acima de Banda de Robôs tocando a música "Iron Man" do Black Sabbath, descobri via Facebook do colega e amigo Fábio Beilfuss, educador de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se da banda Compressorhead, formada por gente, digo, robôs, de peso, peso pesado, para ser mais preciso.
Uma autêntica banda de Heavy METAL, muito metal e circuitos integrados, e que serve para mostrar a inventividade humana, tocando Iron Man (neste caso um icônico e irônico "Homem de Ferro"), criando simuladores de bandas de rock famosas como a Black Sabbath, sem o emblemático ex-vocalista Ozzy Osbourne, que chegou a morder um morcego vivo em show no Rock in Rio, décadas atrás.
Imaginem um baterista com quatro braços, um guitarrista e um baixista com 78 dedos etc.
Que a robótica tem cada vez mais ampliado seu espaço no cotidiano, até mesmo na educação, é uma constatação, e aprender programação estimula o raciocínio lógico, mas desde que não percamos o foco em nossa humanidade. Em se tratando de educação, o ensino não deve ser robotizado, mecanizado, mas deve pensar a robótica como uma atividade integradora entre professores e alunos, como deveriam ser também a arte, a cultura, e outras áreas do conhecimento humano. A metodologia deve ser o carro-chefe (a locomotiva) principal e a tecnologia seus inúmeros vagões de possibilidades...
A robótica e a programação podem ser usada de diversas formas na educação esse termo no pesquisar do Google e inúmeros projetos se tem acesso. Façam sua pesquisa: "Robótica e programação na educação" e vejam os resultados.
A seguir uma batalha de gigantes entre robôs e humanos:



Apesar da simulação de banda de rock, nada como os originais, com Ozzy Osbourne de vocalista ou em carreira solo, como nos videoclipes abaixo de Iron Man e Dreamer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário