terça-feira, 19 de julho de 2016

Máquina Lúdica, Educação audiovisual e a Sonata para Orquestra Mágica



A imagem acima é do portal MÁQUINA LÚDICA que descobri no Twitter de Edu Abad", que traz sua bagagem do cinema, incorporando o universo da educação audiovisual. Abad pensa "na máquina como uma extensão dos sentidos e no lúdico como um dispositivo que liberta, diverte e revela emoções", criando então a produtora de vídeos "Máquina Lúdica". Segundo ele: "Hoje, a investigação sobre linguagens e narrativas que desenvolvo como educador audiovisual caminha em paralelo ao meu ofício de cineasta – onde sigo sempre inventando novos projetos de diferentes formatos, seja para cinema, internet ou televisão".
Um exemplo disso, de unir cinema, educação, o lúdico e o criativo é o documentário Sonata para Orquestra Mágica, que "sobre a intervenção do grupo de percussão corporal Barbatuques no parque lúdico “Orquestra Mágica” do SESC Itaquera, em 2007.
O documentário dirigido por Edu Abad e com roteiro de Valesca Dios, mostra que "O Parque desperta a criatividade com brinquedos em forma de instrumentos musicais gigantes, onde as crianças podem ao mesmo tempo brincar em escorregadores, trepa-trepas e labirintos e tocar instrumentos de sopro, cordas e percussão, sob a batuta do grupo Barbatuques", trazendo no elenco: Abel Vargas, Barbatuques, Christina Mello, Mauro Calixto e os educandos do Centro Dom Bosco e do SESC Curumim / Consolação, Santana e Vila Mariana, de São Paulo (SP), Brasil.
"Sonata para Orquestra Mágica" mostra como o lúdico e o espaço convivem juntos com o imaginário, não importa a idade. Como bem diz Christina Mello, arquiteta do projeto Parque Lúdico, do SESC Itaquera: "A criança inventa o tempo inteiro" em seu processo da descoberta que gera o conhecimento, em que o tempo e o espaço são fundamentais, aliados às brincadeiras, jogos, invenções. O parque em questão, parece como aquele seriado antigo de TV (anos 60/70), chamado Terra de Gigantes, em que viajantes rompem a barreira do espaço-tempo e entram num universo paralelo, em que tudo é gigante e eles diminutos, como se bonecos de brinquedo de uma criança imensa. Neste documentário o que se vê é semelhante, quando crianças adentram a um universo lúdico, formado por peças imensas, como num parque de diversões mágico. Uma belíssima ideia que com certeza deve fazer até adultos se sentirem de novo crianças, se puderem participar daquelas brincadeiras. Uma ação que envolve arte, cultura, educação, cinema, música, mas que também o Tempo e o Espaço são atores sociais dos mais destacados.
De fato, como é demonstrado, um projeto deste, tão criativo e inovador, envolve não apenas a questão do espaço, mas o tempo, o corpo, a mecânica dos movimentos, a parte física, motora, o imaginário e muito mais. Um belo material para conhecimento de professores de todas as áreas, pois envolve a descoberta que gera o conhecimento. E o mais sensacional de tudo, uma orquestra mágica que usa o próprio corpo como instrumental musical. E como diz Abel Vargas, arquiteto e luthier, citando outros pensadores: "A diferença entre barulho e música é só uma questão de organização, se você tem um barulho organizado ele passa a ser música..." O que remete ao próprio ato de educar que precisa dessa organização de materiais e e conteúdos, chamados metodologia e didática para que tudo isso faça sentido ao ouvido e aos demais sentidos do alunado.
Veja abaixo o link para assistir ao referido documentário e a seguir link para o portal de educação audiovisual:

Sonata para Orquestra Mágica

MÁQUINA LÚDICA - PORTAL DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL

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