domingo, 17 de julho de 2016

"Por que nos odiamos?" e a ótima resposta da educadora, ativista e humanista Jane Elliott



O vídeo acima "Por que nos odiamos?", descobri no Facebook da colega e amiga Ana Beatriz, educadora de João Pessoa (PB), Brasile trata-se de entrevista com a educadora, humanista e ativista anti-racismo Jane Elliott que precisa de apenas um minuto para dar uma aula de humanismo.
O racismo de fato é filho da desinformação e da ignorância, que gera a intolerância, o preconceito e a discriminação. Não nascemos racistas e intolerantes, mas a convivência e/ou criação com e por pessoas intolerantes gera um comportamento espelhado.
De fato mais do que raças, existe a espécie humana, que geneticamente falando já foi provado que somos todos primos uns dos outros...
Interesses escusos é que rotulam pessoas como se fossem coisas e como bem diz Jane Elliott: ninguém nasce intolerante, mas aprende a ser intolerante. E diz mais: que é uma educadora e que seu trabalho é tirar as pessoas da ignorância. Outro fato essencial, e por isso mesmo alguns temem tanto a educação e os educadores, tentando cerceá-los em sua liberdade de expressão, em sua criticidade e autonomia em sala de aula.
Em pleno século XXI, concordo com Jane, que já está na hora de superarmos essa ignorância de acharmos que somos uns superiores a outros, por causa de cor da pele, orientação sexual, classe social, crença religiosa etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário