quinta-feira, 14 de julho de 2016

Escultura 3D em bloco de gelo, usando furadeira e tinta, e criando obra de arte



O vídeo acima, Fatos Desconhecidos, foi indicação de meu filho Allan, através de sua descoberta via Facebook e trata-se de impressionante escultura feito em bloco de gelo, usando apenas uma furadeira e tinta para preencher as cavidades, gerando uma imagem em 3D de duas flores magníficas.
Algo feito em grande velocidade e aparente simplicidade, mas que requer apurada técnica, perícia, criatividade, pois diferentemente da escultura tradicional, que de um bloco gera um trabalho, este o bloco permanece e a obra fica "aprisionada" em seu interior num efeito poético, estético e visual incríveis.
O vídeo, aparentemente produzido no Japão, possui 4 cortes, mas que não comprometem o resultado nem evidenciam qualquer tentativa de edição para manipulação. Mas indicam apenas seu uso para dinamizar o tempo. Nele dá pra se perceber também que há uma broca em formato especial, para proporcionar aquele efeito, quando a mesma é introduzida no bloco de gelo para produzir aquele desenho em 3D.
A arte e a criatividade quando se dão as mãos geram obras-primas de engenhosidade, originalidade e sensibilidade, pois o escultor usa artefatos inesperados para causar um belo efeito na obra e no público, como se fosse um mágico que tira um coelho da cartola. :-)
Muitos educadores, usando também artefatos inusitados conseguem motivar o aluno para as belezas de sua disciplina em especial, e da educação em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário