terça-feira, 19 de julho de 2016

Uma caixinha de surpresas: Projeto Bola na Rua (esporte, lazer e rede social não digital)



O vídeo acima Projeto Bola na Rua, foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora do Rio Grande (RS) e trata-se de iniciativa do Grêmio Esportivo Brasil, clube de futebol, da cidade de Pelotas )RS), Brasil, em parceria com empresa de biscoitos, aproveitando o início das férias de inverno, para estimular as crianças para um movimento que na geração anterior era constante, do futebol nas ruas.
Como consta na descrição do referido vídeo, "Hoje o futebol de calçada vem perdendo espaço para o virtual e as brincadeiras na rua perdem espaço para as digitais. O 'Bola da Rua' aproxima crianças de um mesmo bairro e/ou mesma rua, resgatando o gosto de jogar bola na calçada".
No dia 19 de julho de 2016, Dia do Futebol, foi a data perfeita para o lançamento do movimento e a estrutura com uma caixa, semelhante aquelas para guardar extintor de incêndio, com cadeado e chave foi instalada no bairro Fragata, em Pelotas.
Algo que vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil sempre destaca, de projetos em que a simplicidade permite a continuidade.
E parafraseando aforismo, cunhado pelo ex-jogador e treinador Dino Sani: "O futebol é uma caixinha de surpresas". Neste caso, mais ainda: uma caixinha com uma bola disponibilizada às crianças da rua, que abrem, pegam a bola, usam e devolvem para que outros possam usá-la.
Simples, bela e motivadora ideia. Uma chance das crianças jogarem futebol nem tanto no videogame e mais nas redes sociais não apenas digitais, mas na rede social formada pelos vizinhos da mesma rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário