segunda-feira, 25 de julho de 2016

"Sim, Eu Posso!": vídeo motivador sobre jogos paraolímpicos do Rio 2016




Vídeo acima We're The Superhumans | Rio Paralympics 2016 Trailer (Nós somos super-humanos), descobri via Facebook da colega e amiga Fátima Campilho, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de publicidade para os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016, produzido pelo britânico Channel 4, com o lema: "Sim, Eu Posso!", demonstrando a força, velocidade, habilidade de pessoas esportistas que superando os próprios limites, apesar das limitações físicas.
Um ótimo material para destacar o valor do esporte, não apenas como prática física, mas de integração entre pessoas e povos, como são os objetivos dos Jogos Olímpicos, desde sua criação na antiguidade - interrompendo até guerras entre nações - e depois sua recuperação na modernidade.
Pesquisar sobre a origem e história dos Jogos Olímpicos, e dos esportes em geral é um grande projeto, não apenas para professores de educação física e história, mas para toda a escola se integrar ao espírito do "mais do que vencer, o importante é competir", saber vencer e perder...
Outro belo vídeo, que até gerou uma falsa polêmica, é sobre as Olimpíadas do Rio 2016, feito também no exterior, pela BBC Sport de Londres, que mostra animais competindo na floresta, simulando a maioria dos esportes olímpicos. Mas que não vejo de forma pejorativa, como alguns viram, mas de agregar o elemento esporte à natureza, no que chama de "Maior Espetáculo da Terra". Se fosse assim, então golpes de certas artes marciais que simulam movimentos dos animais também seriam pejorativos a quem os pratica, e logicamente que não o são:



Vídeo acima que lembra em parte a um fantástico curta-metragem de animação, chamado Pajerama (postagem antiga do Educa Tube Brasil, vide link a seguir), que conta a história de um indígena imortal, que também remete ao livro As Aventuras de Tibicuera, de Erico Verissimo:

Pajerama: vídeo animação sobre viagem no tempo de um menino índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário