quinta-feira, 7 de julho de 2016

Desistir Jamais! Curta de animação e breve reflexão sobre a metáfora da educação (profissional ou não)



O vídeo acima Desistir Jamais! (título alternativo e motivacional), descobri via Facebook da amiga via Rosângela Moll de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de curta-metragem de animação de John Lasseter, mago da Pixar.
Uma bela animação que encaro como pequena metáfora do amor à profissão em geral, e do professor em especial à educação, como quem transporta sonhos, apesar dos pesares, enfrentando todas as dificuldades e resistindo, se adaptando às situações mais adversas de falta de estrutura etc. Um ser resiliente.
Um vídeo para refletirmos sobre aquele olhar de observador que todo educador deve ter, pois animais selvagens e perigosos muitas vezes são a primeira impressão que podem ter professores iniciantes diante de alunos rebeldes, que agressivos, irritantes, tentam testar seus limites... Até mesmo professores experientes às vezes se sentem intranquilos, intimidados diante de novos desafios como novos alunos, novas turmas, novas escolas em seu viver.
O bom professor não escolhe suas turmas e alunos, mas procura transformá-las por meio da educação.
O bom profissional, que possui domínio de conteúdo, didática e metodologias criativas, planejamento de atividades significativas, organização de recursos a serem utilizados em projetos e ações coletivas, consegue obter o domínio da classe.
Bons profissionais e bons pais conseguem transportar filhos e alunos rebeldes para outra realidade, através da pedagogia do espelho... É um caminho árduo, complexo, polêmico, mas se enfrentado como a cegonha da fábula digital nos mostra, se adequando aquela profissão e aos desafios que ela requer, poderá dominar seus próprios medos e compartilhar suas descobertas. Afinal, as aparências às vezes enganam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário