quarta-feira, 6 de julho de 2016

Projeto de aluno da rede pública facilita diagnóstico do câncer de pele a partir de simples exame de sangue




O vídeo acima da TV Brasil, descobri na rede social e trata-se de relevante iniciativa de Lucas Coutinho, aluno de 17 anos, da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual de Vitória, no Espírito Santo, Brasil, que desenvolveu projeto, com apoio inicial da professora, para facilitar diagnóstico do câncer de pele através de um simples exame de sangue (usando biomarcadores e mapeamento genético), e teve reconhecida sua linha de pesquisa pela universidade de Harvard (EUA), sendo pré-selecionado para bolsa de estudos em programa de intercâmbio que estimula o empreendedorismo jovem.
Um exemplo de como, se incentivado, o aluno interessado ou despertado o interesse para a pesquisa pode, com dedicação e criatividade, superar limites e realizar grandes desafios... Como Lucas, existem outros alunos desenvolvendo diversas ideias criativas e relevantes, nem todas divulgadas, nem todas incentivadas...
Cabe ao educador e ao gestor escolar esse olhar de descobridor e incentivador de talentos em sala de aula, para projetos que vão além do tempo e do local de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário