sábado, 9 de julho de 2016

The Floppotron 2.0: Usuário transforma sucata de informática em orquestra sinfônica ao som de Star Wars



O vídeo acima The Floppotron 2.0, descobri via Facebook da página Aprendendo Linux, de Viamão (RS), Brasil e trata-se de uma ideia sensacional - que mostra quanta a criatividade humana é capaz - de reciclar sucata de informática (64 floppys de drivers - disquetes-; 08 hard disks, 02 scanners, 01 main hub, 02 impressoras matriciais), transformando tudo numa fantástica Orquestra Sinfônica Digital, interpretando a trilha sonora da série de cinema Star Wars.
Coisa de Nerd mesmo, pois esse usuário criativo promove de fato a inovação; pois inovar não é apenas usar algo 100% novo, mas transformar o antigo (e sem uso) em algo novo e diverso do original também. Reciclando não apenas coisas, mas ideias.
Algo que me lembra pensamento de Lavoisier, de que "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" e levando pro pensamento ambiental de que nada se deva perder e tudo transformar, ainda mais quando se tratam de componentes eletrônicos, com metais pesados que podem contaminar o meio ambiente e as pessoas.
Pensado isso, do ambiente da informática em geral e da reciclagem para o ambiente educacional, há que se olhar as coisas sem uso com outras possibilidades, adaptando-as a outras situações. Pensar o todo pelo particular e vice-versa é um grande exercício de criatividade que pode ser usado em qualquer área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário