sexta-feira, 22 de julho de 2016

A evolução da tecnologia através dos videogames: uma breve reflexão



O vídeo acima A evolução dos games de F1, encontrei no Facebook do amigo Savio Machado, de Pelotas (RS), Brasil e trata-se de ótimo material audiovisual para discutir os avanços tecnológicos .
É inegável o quanto a tecnologia deu um grande salto, desde os anos 1970, quando muitas das ideias que vagavam pela ficção científica e hoje vagam pelo cotidiano. Seriados de TV, filmes, desenhos animados, HQs etc, traziam ideias incríveis para o futuro, pós ano 2000. Muitas delas já existem e foram até superadas (como os jogos eletrônicos acima), outras estão a caminho, algumas precisarão de mais tempo.
Lembro-me de nos anos 1970, em programa televisivo dominical, uma reportagem falava de estudos em universidades norte-americanas de digitalizar ruas de cidades, algo que hoje é corriqueiro em videogames como GTA, Driver e outros. Naquela época era algo ainda incipiente, coisa de ficção científica. Imaginem então pensar tamanha tecnologia para a época ser pensada em jogos eletrônicos em que se pode visitar cidades sem sair de casa, jogos de estratégia que restauram ambientes históricos com incrível precisão, sem falar em todas essas possibilidades, através da VR (realidade virtual e a realidade aumentada).
Abaixo, um outro vídeo "Top 20 NEW PlayStation VR Games You NEED To Look Forward To look forward to in 2016 and beyond", que mostra as novas possibilidades a partir de um incrível realismo das imagens que confundem o espectador desavisado, tomando a cópia pelo original:



Os jogos eletrônicos e a tecnologia da realidade virtual poderão revolucionar a educação, seja na forma presencial como à distância, permitindo uma comunicação entre professores e alunos, simulando qualquer ambiente pedagógico e conteúdo educacional, proporcionando expedições virtuais e estudos de casos em tempo real, online ou não.
Alguns céticos dirão que tudo isso é idealização, sonho, como eu pensei, quando menino, nos anos 1970, até tornar-se realidade virtual, aumentada e real no cotidiano dos jovens da atualidade. Entretanto, a tecnologia avançou demais, e a educação precisa acompanhar esse desenvolvimento, pois se a TV, o telefone, a própria internet mudaram demais dos anos 1970 para cá, a educação em si, continua ainda muito vinculada a "dogmas" e "tradições" do século XIX, tanto na estrutura física como em metodologias e didáticas. Lógicos que existem educadores e escolas que já estão no século XXI, em didáticas e metodologias avançadas, usando ou não as TIC, mídias e redes sociais, mas são casos pontuais e nem tanto estruturais.
A Finlândia é ainda a exceção à regra... O aluno deve ser o centro da escola, mas muitas vezes o universo jovem é desconhecido pelos educadores e gestores escolares, que na dúvida, preferem proibir fones celulares e outros aparatos tecnológicos corriqueiros para o alunado, fora do espaço escolar. Conhecer este mundo, estabelecer um diálogo do passado com o presente, destacar o que cada geração tem de melhor, debater possibilidades de ações coletivas são caminhos que podem transformar as pessoas mais que seus equipamentos.

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