terça-feira, 9 de outubro de 2012

Graça Maravilhosa - Il Divo (música e educação)



O vídeoclipe acima, Graça Maravilhosa, do grupo vocal Il Divo, descobri via Facebook da colega Márcia Ribeiro Paganella, professora de informática em Caxias do Sul, RS, Brasil, editora do blog Me Acharam e do portal ATIVIDADES RECREATIVAS.
Um vídeo postado inicialmente com enfoque artístico e cultural, mas que amplia as possibilidades, se utilizado na educação e, em especial, na disciplina de História, pois, conforme comentário postado no You Tube:

"Essa música foi publicada pela primeira vez em 1779, pelo inglês John Newton, o qual trabalhava com o tráfico de escravos. Durante uma tempestade, ele imaginou que todos iriam morrer e neste momento de desespero se converteu. Tornou-se posteriormente um clérigo e compôs, esta melodia, baseada na sua experiência de conversão e, especialmente, na sua salvação....Uma verdadeira conversa com Deus!"

De acordo com a Wikipédia:

"Amazing Grace" é um conhecido hino tradicional protestante com a letra escrita pelo inglês John Newton e foi impresso pela primeira vez no Newton's Olney Hymns (1779). Quando “Amazing Grace” foi publicado pela primeira vez no “Newton’s Olney Hymns” somente a letra fora impressa sem partitura musical alguma. Acredita-se também que o texto era recitado na época e não cantado.

Letra e História:

Depois de um curto tempo na Marinha Real, John Newton iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois de ele deixar o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu que estavam tão frágeis e desamparados e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro, Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (em português: "Graça Maravilhosa").

A História do autor de Amazing Grace:

Em torno de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios fariam o primeiro percurso de sua viagem da Inglaterra, quase vazios, até que chegassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregariam aos europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre as tribos. Os compradores selecionariam os espécimes mais finos, e os comprariam em troca de armas, munição, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos, então, à bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados abaixo das plataformas para impedir suicídios. Eram colocados de lado a lado, para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente com até 600 "unidades" de carga humana.
Os capitães procuravam fazer uma viagem rápida, esperando preservar ao máximo a sua carga; contudo, a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram jogados ao mar. Uma vez que chegavam ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e o melaço, para manufaturar o rum, que os navios carregariam à Inglaterra para o pé final de seu "comércio triangular."
John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século 18. No mar, em uma de suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou. Newton ofereceu sua vida à Cristo, achando que iria morrer. Após ter sobrevivido, ele se converteu e começou a estudar para ser pastor. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 82, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!"
No túmulo de Newton, lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir."
O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu: Amazing Grace!

Observação do Educa Tube:

Arte e cultura, música e história... Uma letra de música contém uma história e dependendo de seu conteúdo, pode ser até servir de conteúdo educacional, se trabalhado texto e contexto de criação. Quantas canções da MPB podem servir a este propósito. Pode-se aprender e ensinar muito com letras de músicas... A música é uma linguagem universal.
O amor, o trabalho e a vida podem ser considerados graças maravilhosas e surpreendentes que obtemos. Nascemos sem pedir, amamos sem querer, trabalhamos por dupla necessidade, de subsistência e de sentido à vida e ao amor. Já dizia o cantor Cazuza: "O trabalho é mais importante que o amor, pois é ele que nos dá dignidade para amar..."
Naufrágios, em sentido figurado, todos já tivemos algum nesta vida, e somos muitas vezes naus frágeis em um mar imenso. Diz a sabedoria popular que "quem canta seus males espanta". Trabalhar com música, não apenas na disciplina de história, mas dentro de um contexto educacional, dentro de uma proposta pedagógica adequada, pode ser uma atividade motivadora para professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário