sábado, 27 de outubro de 2012

O pequeno marciano (Ensinando a viver): cinema, literatura e educação



O vídeo acima, encontrei no You Tube e traz algumas cenas do filme Martian Child (Pequeno marciano), traduzido o Brasil com o título de Ensinando a viver (2007), e que trata da relação pai e filho, entre um menino que foi abandonado e é adotado por um escritor de livros de ficção científica, de sucesso, que criou um mundo imaginário chamado Dracoban.
No primeiro contato imediato que David Gordon (John Cusack) com Dennis (Bobby Coleman), este encontra-se dentro de uma enorme caixa de papelão, temendo a radiação da Terra, pois considera-se um pequeno marciano, querendo ser humano. O menino cria também toda uma história sobre seu passado em Marte, chega a usar um cinto com peso, por conta de nossa gravidade.
O menino órfão, acompanhado pelo escritor recentemente viúvo, passam a conviver na mesma casa, cada um ensinado o outro a viver e a se tornar humano. David conta com a ajuda de uma amiga, chamada Harlee (Amanda Peet), que também acompanha os dois em suas expedições. E o mais interessante: a história é inspirada em fato real. O roteirista do filme David Gerrold, de fato, adotou em 1991 um menino (Sean Friedman, abandonado aos 3 meses de idade) que se julgava vindo de Marte.
O que um filme como O pequeno marciano nos ensina? Aqui no Educa Tube e outros locais, tenho sempre dito que precisamos fazer pequenas expedições ao mundo dos filhos e de nossos alunos, para conhecer sua atmosfera, sua cultura, e a partir daí estabelecermos estratégias efetivas e bem sucedidas de interação. Afinal, muitas vezes os professores se consideram da Terra e acham que seus alunos são de Marte ou de outro planeta distante. É o famoso choque de gerações, que através do diálogo mostra a cada um, que todos somos humanos e ensinamos e aprendemos a viver, uns com os outros. Mas na maioria das vezes, nós, pais e/ou educadores, é que devemos conhecer o planeta de nossos filhos/alunos, antes de querermos que apenas eles venham ao nosso mundo. Há que se ter toda uma didática e metodologia para interagir com esses jovens que parecem de outro mundo.
Outra cena do filme em questão é esta "Coisas são apenas coisas", abaixo, em que o pai conversa com filho "marciano":



O filme Ensinando a viver, trailer oficial abaixo, é um daqueles momentos mágicos do cinema que une literatura, educação e sociedade e que recomendo a todos os pais e educadores assistirem com seus filhos e alunos, pois trata de uma história universal. E mais uma indicação para a série CinEducação.
Tentei localizar alguma versão completa no You Tube, ou algum portal com versão gratuita para download, mas não obtive ainda sucesso. Quem tiver algum link que possa socializar, desde já agradeço. Eu adquiri uma cópia para uso pessoal e de futuras formações, sem fins lucrativos, quando em locadora de vídeos, que está trocando seu acervo em DVD para Blu ray, e achei o referido vídeo. :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário