sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar



O vídeo acima, Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar, foi indicação via Facebook da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE. O vídeo trata-se, conforme apresentação no You Tude, de "Programa da disciplina Fundamentos e Princípios da Educação Infantil. As especialistas em educação infantil Beatriz Ferraz e Tizuko Morchida analisam situações de cuidado, educação e brincadeira com crianças pequenas em creches e pré-escolas". O programa foi a "algumas escolas para mostrar na prática que o educar está associado em diversas atividades realizadas na educação infantil - no banho, na troca de fraldas, na alimentação e higiene. Mostramos também que a brincadeira é o eixo da educação infantil e que a partir dela a criança também aprende."
Vejam também o vídeo abaixo, A Importância do Brincar, que trata-se de entrevista com a professora da faculdade de Educação da USP, Tizuko Morchida, que "fala um pouco mais sobre o papel das brincadeiras na educação infantil. Ela destaca que até os bebês aprendem a fazer escolhas através dos brinquedos".



Muito interessante os dois vídeos, e a questão do espelho no ato de brincar e de representar o mundo em volta, pela criança, na fala da profª. Tizuko Morchida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário