sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Matemática na Biologia: Formiga que sabe somar e subtrair (Matemática Rio) e que usa algoritmo da internet para encontrar comida (Olhar Digital)



O vídeo acima, Matemática na Biologia: Formiga que sabe somar e subtrair, é mais um criativo material produzido pelo professor Rafael Procópio, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, editor do canal de vídeos Matemática Rio, que foi recentemente destacado pelo portal HypeScience.
Sempre digo que há uma matemática em tudo e em todos e diversos são os exemplos disso, e que bom que temos professores como Rafael Procópio que tornam a matemática em mateMágica.
Pensando a biologia, torno a divulgar também um vídeo fantástico, que o Educa Tube já publicou anteriormente, chamado A Natureza dos Números, que mostra também essa matemática presente na flora e fauna:



Mas retornando ao tema das formigas, reproduzo abaixo a incrível matéria do portal Olhar Digital, que fala das relações entre a "Vida de Inseto" e a Internet, ou seja, tudo a ver com a matemática e a informática:



O vídeo acima, fragmento da animação de longa-metragem Vida de Inseto é meramente ilustrativo para tratar de notícia veiculada via Facebook, do portal Olhar Digital, em que "Formigas usam algoritmo da internet para encontrar comida. Descoberta é fruto de uma pesquisa de Stanford que uniu biólogos e cientistas da computação".
Texto muito interessante para tratar de aspectos da educação e da sociedade, mostrando aos alunos o que tenho sempre dito sobre o valkor da matemática e da informática, em primeiros encontros com jovens e até cursistas. Sempre pergunto: quem gosta de matemática? Normalmente metade do grupo. Em seguida pergunto: quem gosta de informática. Quase 101% responde afirmativamente. :-)))

FORMIGAS USAM ALGORITMO DA INTERNET PARA ENCONTRAR COMIDA

Pesquisadores da universidade de Stanford descobriram que as formigas usam para se comunicar um algoritmo semelhante àquele presente no protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que controla a transferência de dados via internet. De acordo com os acadêmicos de biologia e ciências da computação, as formigas utilizam um sistema para procurar comida que é similar ao usado na transmissão de pacotes pela rede, quando um receptor envia um sinal para confirmar que as informações recebidas são corretas.
O mecanismo tornaria o formigueiro mais eficiente, pois o aviso disparado por um só indivíduo pode chamar todos os outros para a fonte de alimento. De brincadeira, a descoberta vem sendo chamada de "anternet", um jogo com as palavras "ant" ("formiga") e com a rede mundial de computadores. O estudo foi conduzido usando as chamadas formigas cortadeiras, que, da mesma forma que o TCP comprime dados se os pacotes iniciais indicam uma banda não muito larga, enviam menos membros se os primeiros demorarem muito para voltar com a comida.
"Uma formiga não retorna ao ninho enquanto não encontrar comida. Se há sementes em abundância, elas voltam rapidamente e mais formigas deixam o ninho para ajudar. Se, entretanto, as formigas começam a voltar sem nada sobre suas cabeças, a busca desacelera e, talvez, pode ser até cancelada”, diz um texto explicativo do projeto na página de Stanford.
Os pesquisadores esperam que o padrão possa ajudar a entender melhor a vida das formigas e também que possibilite a criação de sistemas informatizados mais complexos que os atuais. De acordo com Balaji Prabhakar, um dos pesquisadores envolvidos na iniciativa, se a descoberta tivesse sido feita há mais tempo provavelmente teria influenciado no desenho da própria internet.

Fonte:

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/formigas-usam-algoritmo-da-internet-para-encontrar-comida

Nenhum comentário:

Postar um comentário