sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Skype na Sala de Aula: alunos entrevistam escritor (tecnologia, literatura e educação)



O vídeo acima, Autor Jojo Moyes compartilha suas dicas de escrita através do Skype na sala de aula, descobri via Facebook de Skype in the Classroom.
Trata-se, como o próprio título indica, de entrevista dos alunos da Escola Bentley Wood (EUA), com Jojo Moyes, autor de Best-seller, na própria sala de aula, usando uma tela, um computador, internet e o Skype (comunicador). Uma iniciativa do Skype em parceria com a Penguin Books.
De acordo com Wikipedia: Jojo Moyes (nascido em 1969 em Londres, Inglaterra) é um romancista britânico. É um dos poucos autores que por duas vezes ganhou o romance romântico do Ano pela Associação de Escritores românticos e foi traduzido em 11 línguas diferentes".
Uma experiência que graças a tecnologia, aproxima autores de seus leitores, qaue incentiva a leitura em sala de aula, que proporciona a valorização de autor e livro, que favorece a interação e o compartilhar de experiências, não apenas com escritores, poetas, artistas, mas principalmente, pensa o Educa Tube, de alunos com outros alunos, de professores com outros professores, de escolas com outras escolas, além das fronteiras físicas do bairro, cidade, estado, país... Pode-se mesmo até, se houver estrutura para isso, tratar de projetos inter e multidisciplinares, dentro da própria escola, via skype, entre as diversas turmas.
Confome apresentação do vídeo no Vimeo: "Esta oportunidade única deu aos alunos a oportunidade de fazer suas perguntas a Moyes sobre seus livros e para ele compartilhar dicas de sua escrita com a classe."
É interessante ver experiências como essas para divulgar possibilidades variadas das tecnologias no ambiente escolar. E ver como é possível motivar o aluno, trazendo personalidades ou não, para trocarem experiências online.
Apesar do vídeo estar em inglês, não impede o entendimento do sentido desta experiência simples e ao mesmo tempo inovadora no ambiente escolar.
Para encontrar mais oportunidades para a sua classe para conversar com os autores no Skype na visita sala de aula: education.skype.com
Vide link abaixo:

EDUCATION SKYPE

No site é possível registrar-se e compartilhar experiências.
Vejam abaixo, vídeo sobre o Skype em Sala de Aula, que "é uma comunidade global livre que convida os professores para colaborar em projetos de sala de aula, onde eles possam usar o Skype em torno das necessidades específicas de ensino". (Ative as legenmdas do You Tube)



A seguir, vejam no vídeo, Como Funciona o Skype na Sala de Aula:



Nenhum comentário:

Postar um comentário