quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Prova de Fogo: Uma História de Vida (cinema e educação)



O vídeo acima, cena do filme Prova de Fogo: Uma História de Vida (Akeelah and the Bee), que descobri por acaso quando zapeava na TV a cabo. Um filme que incluo na série CinEducação, sobre filmes que podem ser utilizados na educação por conta de sua temática, envolvendo professores e alunos.
Sinopse do filme:
"Akeelah, uma menina afrodescendente, tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras (soletração). Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee (Laurence Fishburne), professor este que teve uma perda familiar. Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida - a final nacional em Washington."
Apenas as cenas finais de Prova de Fogo: Uma História de Vida, já servem a muitas reflexões à educação, mas o filme todo vale a pena ser visto, revisto, divulgado e assistido por pais e filhos, alunos e professores e é mais um da série CinEducação, em que o Educa Tube destaca produções do cinema que podem ser utilizadas pela educação, seja quanto a didática ou quanto a metodologia.
Mas destaco algumas reflexões: primeiro a questão da disputa entre Akeelah e o menino chamado Dylan (ela afrodescendente, ele de origem asiática); enquanto ela tenta se divertir, o menino é cobrado pelo seu treinador e pai particular (ou seria o inverso, pai e treinador particular?), que não admite a derrota, por que nada ganhou na vida, projetando no filho seus desejos e frustrações. Aprender por prazer versus aprender por obrigação. Depois, a questão de que a aprendizagem, seja a soletração ou outra qualquer atividade requer uma associação com o cotidiano do aluno: em uma cena, Akeelah só consegue soletrar uma palavra complexa simulando pular corda. E mais, numa das cenas mais interessantes, um outro jovem competidor, ao ser eliminado, pensa positivamente dizendo que ano passado ficou em 13º. lugar, este ano em 5º., e que provavelmente ano que vem ficará em primeiro lugar. Já vi pais, seja no esporte, nas artes e na vida em geral, quererem que os seus filhos sejam os melhores e que façam o que eles não conseguiram, numa clara transferência de pai para filho, que não é saudável, pois cada um deve buscar seu espaço a partir de suas próprias escolhas...
Enfim, um filme que permite diversas possibilidades de uso na educação.

Observação do Educa Tube:
Não confundir este filme, chamado Prova de Fogo: Uma História de Vida, que trata do universo educacional e de um campeonato de soletração, com o filme de mesmo nome (tradução em português), mas que trata da vida de um bombeiro (e que dizem ser um ótimo filme, também, mas que não é tema desta postagem)
Abaixo, link para assistir o referido vídeo:

PROVA DE FOGO: UMA HISTÓRIA DE VIDA

2 comentários:

  1. o filme e fantastico...uma lição de vida muito improtante para ascrianças e para os educadores...

    ResponderExcluir