sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A vida em um dia (documentário colaborativo via You Tube)



O vídeo acima, Life in a day (A vida em um dia), foi-me indicado por e-mail, pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande da cidade do Rio Grande, RS, Brasil. E já tinha sido indicado via facebook pela colega e amiga Lisandra Sandini Beutler, educadora do NTE Santa Rosa, de Santa Rosa, RS, Brasil
Conforme apresentação do mesmo no blog Metamorfose Digital:
"Life in a Day é um documentário colaborativo realizado a partir de vídeos enviados por usuários do Youtube em todo o mundo, cujo tema proposto era 'um dia em sua vida', como forma de dar um recado às futuras gerações de como era estar vivo em 24 de julho de 2010. O filme, de pouco mais de uma hora e meia, é o resultado da edição de 4.500 horas, cuja produção executiva é de Ridley Scott e direção de Kevin Macdonald.
Um filme que já foi exibido em importantes festivais de cinema, como o Sundance, Berlim, SXSW e Sydney, e aclamado pela crítica. "Peça emocionante do cinema", grafou o britânico The Times; "profunda realização", estampou o Washington Post. "

Assistindo este filme colaborativo, com mais de 6 milhões de acessos, lembrei do que tenho comentado aqui no blog bem como em cursos, palestras, encontros, oficinas, seminários com outros educadores, da importância de resgatar a prática escolar, das atividades desenvolvidas pela escola, seja em blogs ou em vídeos, muitas vezes de forma colaborativa com o aluno, em que o professor é o organizador deste acervo, como fez o cineasta Ridley Scott, criando um documentário do entorno de sua escola, através do olhar de si mesmo e de seus alunos. Dar vez e voz ao aluno e à comunidade escolar é uma forma como o Educa Tube destaca de o local tornar-se universal e vice-versa.
Não precisa ser um documentário, unindo fotos, imagens, vídeos, via Movie Maker ou outro editor de vídeos, de apenas um dia, mas dos momentos mais significantes do ano escolar, e recuperar esta memória coletiva através do meio digital, publicando no You Tube e no blog educacional do estabelecimento de ensino.
Fica aqui a sugestão do Educa Tube.
Ativem as legendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário