domingo, 9 de dezembro de 2012

Paraguai Aterro Filarmônica - A Orquestra Reciclada (documentário): música, educação e meio ambiente



O vídeo acima, é fragmento de documentário sobre a Filarmônica do Aterro, no Paraguai, e foi-me indicado via Facebook, pelo amigo Fernando Luis, músico de Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se de documentário sobre a incrível orquestra do Paraguai, onde os jovens tocam instrumentos reciclados a partir do lixo (do aterro em questão).
Uma nas meninas integrantes da criativa orquestra diz sentir com uma mariposa no estômago quando toca, transformando literalmente lixo em luxo musical.
O Educa Tube tem afirmado que a música é a linguagem universal, e que pode ser uma ótima forma de interação com os alunos. A Filarmônica do Aterro une o útil (a reciclagem de lixo) ao agradável (uma experiência musical sem igual).
Para conhecer mais sobre a orquestra, visitem sua página no Facebook, link abaixo:

Filarmônica do Aterro

Posteriormente, devido comentário no blog, encontrei mais este vídeo no You Tube, que acredito tratar-se da versão integral do documentário Aterro Filarmônica - A Orquestra Reciclada:

4 comentários:

  1. Onde eu posso achar esse documentário todo? Se alguém souber onde achar, por favor me mande o link! Leogroba@gmail.com

    Abraços!
    Leo Groba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leo, depois de uma pesquisa, consegui o que acredito seja a versão integral de 11 minutos, no You Tube... Segue link abaixo, e já atualizei a postagem.
      http://www.youtube.com/watch?v=RFHTIhyNdhk

      Excluir
  2. Muito obrigado pela ajuda.
    Fico contente de ver o carinho e atenção que você despende aos seus amigos internautas!

    Grande abraço

    Leo

    ResponderExcluir
  3. Caro Leandro. Eu devo muito do que sei aos meus colegas e amigos, sejam presenciais ou virtuais, e aprendi que o futuro da educação é esse, sem fronteiras (sejam federais, estaduais, municipais, ou públicas e privadas). Afinal, uma coisa é universal: que " as certezas são provisórias e as dúvidas permanentes", e só trocando experiências, saberes é que podemos mesmo aprender e ensinar.
    O Educa Tube é fruto disso: quase 900 postagens, sendo que mais de 90% são indicações de colegas, amigos e até ilustres desconhecidos que passam a ser colaboradores voluntários, indicando, sugerindo material que eu humanamente não teria condições de pesquisar, descobrir. É por ai que poderemos mesmo dar vazão e razão ao termo inteligência coletiva, né mesmo?
    Eu sei que tenho um link na área de edição do blog, para ler, ver e produzir um post (todo material do blog eu realmente assisto pra resenhar), e tenho mais de 500 indicações ainda pra ver (nesta vida, rssss).
    Assim que eu tiver um tempinho, buscarei o link de um professor que usa música com seus alunos de uma forma criativa e original... E ai te repasso...
    E se tiver algum material interessante, agradeceria o envio também. Se tiver blog e perfil em rede social, também me repasse, pois eu além de divulgar o material que me sugerem, indico quem foi a fonte, divulgando perfil em twitter/facebook, blog, cidade que reside e atividade que exerce.
    Um abraço e mantenhamos contato.
    Zé Roig

    ResponderExcluir