segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Mecanismo Antikythera: Primeiro Computador do Mundo (feito há 2 mil anos na Grécia Antiga): documentário do History Channel





O vídeo acima, O Primeiro Computador do Mundo, trata-se de documentário do History Channel, sobre o famoso, intrigante e instigante Mecanismo Antikythera, considerado o primeiro computador da humanidade, feito há 2 mil anos atrás, na Grécia Antiga, com fins astronômicos e matemáticos.
Antikythera é o nome da ilha do Mar Egeu onde pescadores de esponja encontraram em 1900-1901 o chamado Mecanismo de Antiquitera, um incrível dispositivo mecânico do século II a.C. que rastreava/mapeava os ciclos do sistema solar. Um achado arqueológico, fruto de um naufrágio nas proximidades, em que pesquisadores descobriram os resto de outro naufrágio, mais antigo ainda, datado de 2 mil anos atrás.
Apesar do referido mecanismo ter sido descoberto no início do século XX, apenas décadas atrás é que começou a ser melhor estudado, até que uma tecnologia própria foi inventada, a través de método fotográfico e de raio X em três dimensões para que muitos de seus mistérios pudessem ser decodificados.
Conforme notícia recente da France Press: "Supostamente operado por manivela e composto de engrenagens interconectadas, o mecanismo poderia ter sido usado para calcular eclipses e ciclos lunares. A tecnologia é comparável à de relógios astronômicos que só apareceram uns 1.600 anos depois."
Os gregos sabiam que 19 anos solares equivaliam a 235 meses lunares. O chamado calendário metônico, que a partir de discos dentados, foram feitos para calcular os ciclos e órbitas dos planetas, sol e lua.
Derek Price fez diversos estudos sobre o enigma do mecanismo. Em princípio, tratava-se de um achado em bronze antigo calcificado, mas equipamentos poderosos fizeram raio X. Um dos cientistas (Halland) construiu uma máquina especial para isso. Uma máquina de 8 toneladas foi levada a Atenas para estudar os fragmentos do mecanismo. A alta tecnologia a serviço da descoberta dos primórdios da tecnologia. Fantástico. Um raio X tridimensional. E como disse o cientista: "Como entrar num mundo submarino desconhecido", ou mergulhar literalmente no tempo. Após foi criado um modelo digital do mecanismo para estudar como o mesmo funcionava, até que recriaram um protótipo. Foram encontradas 27 engrenagens de possíveis 50 ou 60. Os números primos 19-127-223-53, foram fundamentais para desvendar a função do mecanismo.
Uma equipe de investigação internacional envolvida na pesquisa do que é considerado o primeiro computador da humanidade. Diversos pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento humano tentando desvendar o enigma. Conhecimento até da pintura e fotografia e da arqueologia para desvendar a tecnologia antiga grega, descobrindo até caracteres na inscrição do mesmo. O fragmento F é considerado a chave para a grande roda e todo o mecanismo, da máquina de prever o futuro... Previsões de eclipses lunares e solares, e seu horário. "A cor é vermelho fogo", "a cor é negra", frases das inscrições colocadas na rede (internet) e outros especialistas contribuindo para seu desvendar o enigma: inteligência coletiva.
Dois naufrágios, um antes de Cristo e outro em 1900, trazem a luz esta preciosidade. Sem esses dois eventos, tal conhecimento poderia ter sido perdido para sempre, como outros tantos que foram destruídos pelos conquistadores, que o que não entenderam acharam tratar-se de bruxaria, preferindo destruir à preservar. Até hoje acontece isso. O que não se entende, descarta, ou joga na vala comum de mitos, fábulas...
Outra descoberta feita pelos pesquisadores e que assombra o mundo, por conta da sabedoria dos gregos antigos é o conceito, hoje em voga, mas presente desde 2 mil anos atrás, de "quase tudo numa caixa", que nada mais é que o conceito moderno de notebook. O mecanismo Antikythera é o computador mais antigo do mundo, o avô do moderno computador.
Para refletir: Quanto conhecimento perdido, do mundo antigo, por causa de guerras, saques, incêndios, como o da biblioteca da Alexandria e outros mais.
Algo que sempre intrigou a arqueólogos, historiadores e outros pesquisadores era como os antigos conseguiam fazer cálculos tão próximos da realidade, só atingidos pelos modernos computadores... Eis aí talvez a ponta de um iceberg sobre o conhecimento antigo perdido no tempo, vindo à tona aos poucos...
Abaixo, outro interessante vídeo, sobre o Seminário do Grupo Ciência, Razão e Fé (CRYF), realizado por Christián Carlos Carman, Pamplona, Espanha, em 6 de fevereiro de 2012.



Em seguida, animação feita a partir dos estudos de pesquisadores, como Michael Wright, que mostra o funcionamento detalhado do Mecanismo Antikythera:



Segundo apresentação do vídeo acima, feita no You Tube:
"O aparelho era como uma calculadora astronômica complexa, capaz de indicar eventos passados ou futuros, tais como quando seria a próxima lua cheia, por exemplo ou a posição de determinado planeta num certo dia.
Composto por trinta engrenagens de bronze, feitas à mão, e organizadas de modo a representar mecanicamente a órbita da Lua e de outros planetas do Sistema Solar. Teria tido inicialmente uma caixa ou moldura de madeira, a cobri-lo".


Leiam abaixo também notícia recente, publicada pela agência France Press, em 05/10/2012:

Arqueólogos voltam a local do computador mais antigo do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário